>
>
>
Multiversos Ciências da Natureza

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Multiversos Ciências da Natureza

CÓDIGO DA COLEÇÃO: 0221P21203

Autores: Leandro Godoy, Rosana Maria Dell’ Agnolo e Wolney C. Melo

Multiversos Ciências da Natureza foi elaborada com a intenção de ajudar os professores no desenvolvimento das habilidades e competências da BNCC para o Novo Ensino Médio, por meio da integração entre os componentes curriculares que formam a área de Ciências da Natureza: Biologia, Física e Química. A coleção objetiva a formação integral do estudante, utilizando diferentes procedimentos metodológicos que incentivam seu protagonismo na construção do conhecimento e auxiliam no letramento científico.

Não há uma ordem definida para a utilização dos volumes. Eles são independentes e podem ser trabalhados da maneira mais adequada para a sua escola.

Confira os livros da coleção na íntegra

Código: 0221P21203133

matéria, energia e a vida

Código: 0221P21203134

movimentos e equilíbrios na natureza

Código: 0221P21203135

3D--Multiversos Ciências da Natureza-06

eletricidade na sociedade e na vida

Código: 0221P21203136

3D--Multiversos Ciências da Natureza-05

origens

Código: 0221P21203137

ciência, sociedade e ambiente

Código: 0221P21203138

ciência, tecnologia e cidadania

Assista ao vídeo da coleção

Destaques da coleção

A coleção foi elaborada por meio da integração entre os componentes curriculares Biologia, Física e Química. Para isso, cada volume foi preparado a partir de um eixo integrador que possibilita aos diferentes componentes apresentar seus temas próprios a ele relacionado.

Os assuntos abordados na obra sempre iniciam com uma situação da vida real, permitindo ao estudante identificar a importância do estudo das Ciências da Natureza de maneira contextualizada.

A obra traz atividades que permitem aos estudantes mobilizar competências gerais, específicas e habilidades para promover seu protagonismo, além de auxiliar na verificação conceitual.

Multiversos Ciências da Natureza permite que os conteúdos possam ser abordados sem comprometer a especialidade dos professores de Biologia, Física e Química. Além disso, a localização dos momentos de trabalho de cada componente é facilmente identificada nos títulos que compõem o sumário de cada um dos volumes.

Na coleção há seções com temáticas atuais que contribuem para a formação de cidadãos críticos e conscientes, tais como: dependência digital; sexo, sexualidade, confiança e respeito; biologia sintética; agrotóxicos, saúde e ambiente; segurança no trânsito; viagem a Marte, entre outros.

Estrutura da coleção

A coleção é composta de 6 volumes autocontidos, que podem ser trabalhados pelo professor na ordem que ele desejar.

Cada volume apresenta quatro unidades, que se relacionam com o eixo integrador do volume e podem ser trabalhadas de forma complementar ou independente. As unidades são divididas em temas, cujos títulos direcionam o trabalho para o componente curricular em questão.

> Matéria, Energia e a Vida

Apresenta as características gerais da matéria e da energia, suas transformações e conservações e como interagem entre si, possibilitando a existência de tudo o que se encontra no Universo, incluindo a vida.

> Origens

Volume destinado ao estudo sobre a origem e a evolução do Universo e dos seres vivos, entre os quais os seres humanos.

> Movimentos e Equilíbrios na Natureza

Trata do estudo de movimentos e condições de equilíbrios, considerando aspectos da Física, da Química e da Biologia.

> Ciência, Sociedade e Ambiente

Apresenta as características e as propriedades de diversos materiais, bem como fenômenos térmicos relacionados à sua produção e manipulação. Trata, também, dos impactos ambientais provocados por atividades humanas, visando estimular ações sustentáveis e de proteção à biodiversidade.

> Eletricidade na Sociedade e na Vida

Aborda as formas e fontes de energia renováveis e não renováveis, o consumo de energia elétrica e sua relação com o ambiente, transformações químicas associadas a fenômenos elétricos e como a eletricidade se manifesta no corpo humano.

> Ciência, Tecnologia e Cidadania

Aborda as aplicações dos conhecimentos científicos na sociedade, considerando aspectos sociais, ambientais, de saúde e éticos a seu respeito. Evidencia, também, a utilização de algumas tecnologias, como as aplicadas ao DNA e às radiações.

Seções em destaque

No início e ao longo dos temas há boxes com atividades que auxiliam a identificar conhecimentos prévios e a despertar a curiosidade dos estudantes.

A seção Atividades emprega diferentes recursos com o objetivo de aprimorar a competência leitora, permitindo aos estudantes a verificação conceitual e a mobilização de competências e habilidades da BNCC.

Oficina Científica é uma seção que sugere o trabalho com atividades práticas e favorece o desenvolvimento do pensamento científico.

A seção Falando de… propicia o aprofundamento da competência leitora, favorece o exercício da argumentação e desperta a postura crítica dos estudantes frente a temas atuais.

Na seção Integrando com…, temas complementares são propostos em uma abordagem integrada, permitindo a articulação entre Ciências da Natureza e outras áreas do conhecimento.

A seção Atividades Extras mobiliza competências e habilidades e permite a verificação conceitual dos temas trabalhados na Unidade, por meio de atividades contextualizadas e com recursos variados.

Materiais Digitais para o Professor

Conheça os Materiais Digitais que preparamos para o Professor.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Skip to content