Confira as obras de formação continuada destinadas aos professores! Cada obra conta com um videotutorial que apoia o conteúdo do material impresso, trazendo os objetivos da obra, justificativas, abordagem teórico-metodológica e conceitos da BNCC!
Educação Física Movimento, cultura e vida oferece ferramentas ao professor para sua adaptação ao processo de ensino e aprendizagem por meio de competências, conforme proposto pela BNCC. A obra traz reflexões sobre a Educação Física com sugestões de atividades e vivências que ajudam o professor a refletir sobre os aspectos envolvidos no processo educativo. Para isso, a abordagem e o referencial teórico ampliam a compreensão sobre os temas, e no decorrer do livro são encontrados elementos que valorizam e dão significado à Educação Física agregada a outros componentes curriculares. Destaca-se a relação da Educação Física com a área de Linguagens e suas Tecnologias, além de outros componentes, como Geografia, Matemática e Biologia.
Música A obra Aprender, viver e ser trabalha conceitos e práticas resultantes de experiências e reflexões realizadas em salas de aulas do Ensino Médio, abrangendo diversas dimensões da linguagem musical, seus aspectos conceituais, propostas de atividades e vivências, conexões interdisciplinares e avaliação pedagógica. O material foi produzido com base nos conceitos da BNCC, com destaque para as seis dimensões do conhecimento características da experiência artística: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão. Essas dimensões estão articuladas nas discussões sobre propriedades do som, propriedades e história da música, conhecimento de materiais sonoros, processos criativos e curadoria.
TeatroProfessor em cena é uma obra que orienta a prática em sala de aula por meio de procedimentos, reflexões e relações interdisciplinares com a área de Linguagens e suas Tecnologias, assim como com outros saberes do Novo Ensino Médio. A obra apoia o trabalho com os professores, para que eles enfrentem com autonomia e protagonismo os desafios individuais e sociais do mundo atual. As propostas de exercícios, jogos teatrais e vivências contribuem para o desenvolvimento das competências e habilidades previstas pela BNCC. O material analisa a trajetória histórica do Teatro, por meio de autores fundamentais como André Antoine e Constantin Stanislavski, além de apresentar estratégias de avaliação: diagnóstica, formativa, promotora e autoavaliação.
Dança A obra A poética do corpo em movimento apoia o professor na reflexão sobre o desenvolvimento da Arte do movimento, no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, instiga o docente a olhar a Dança na perspectiva das juventudes, dos territórios e do currículo escolar, sempre a partir de uma abordagem interdisciplinar. Na obra, as seis dimensões do conhecimento em Arte são articuladas: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão. Trabalhos de importantes especialistas da área oferecem a possibilidade para o professor refletir sobre como o movimento acontece, inclusive em seu próprio corpo. Essa percepção é um convite não só para pensar a prática docente, mas também olhar a própria história, suas escolhas e interesses.
Artes Visuais A educação no universo das imagens é uma obra que apresenta ao professor propostas metodológicas e ideias teóricas que apoiem suas ações pedagógicas alinhadas ao Novo Ensino Médio e às transformações da Arte e da Cultura Contemporânea. Com linguagem direta e acolhedora, o material traz conceitos e práticas para que o professor possa desenvolver propostas no contexto dos jovens estudantes, valorizando a educação democrática. Para isso, apresenta diversas formas de aprender e de ensinar Arte, sempre com leveza e em ritmo de conversa, integrando o universo das Artes Visuais à área de Linguagens e suas Tecnologias.
Matemática Na obra Novas trajetórias de formação, os professores são mediadores do desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes. Isso acontece por meio de exemplos práticos do cotidiano e de vivências que ofereçam uma formação humana integral e que promovam a autonomia, o protagonismo juvenil e a responsabilidade. Para refletir sobre projeto de vida, a obra tem como referência o relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, publicado pela Unesco. Além disso, também aborda a importância, como docente, de desenvolver habilidades socioemocionais e, assim, promover um trabalho pedagógico que incentive essas mesmas habilidades nos estudantes.
HistóriaA obra Tempo, sociedade e cultura: um diálogo interdisciplinar apresenta um conteúdo acessível, leve e dinâmico, que tem como principal objetivo debater e expor ideias sobre a Educação pública no Brasil, sobre o ensino de História e também sobre as práticas pedagógicas relacionadas ao Ensino Médio. Nesse sentido, o material traz um intenso diálogo entre as ideias dos mais importantes teóricos da Educação e um amplo panorama do conhecimento teórico-pedagógico produzido nas últimas décadas. São diversas análises e reflexões sobre tempo e espaço, território, fronteira, cultura, sociedade, identidade, ética, trabalho, cidadania e política, envolvendo autores de diferentes perspectivas teóricas e campos do conhecimento.
Geografia Grandes transformações sociais e tecnológicas atingem não apenas o ensino de Geografia, mas todo o processo de ensino e aprendizagem no Brasil, por isso, é fundamental que o papel do professor seja renovado. E, para renovar, é importante refletir sobre a prática docente. É com esse objetivo que surge a obra Entre lugares e territórios, buscando criar oportunidades para que o professor possa aperfeiçoar seu trabalho, considerando o contexto do Novo Ensino Médio, e estimulando os estudantes a construir o raciocínio geográfico. Para isso, a obra mobiliza diferentes referenciais teóricos e metodológicos. Entre eles estão as contribuições do geógrafo Milton Santos, do psicólogo sociocognitivo John Hurley Flavell e de autores como Philippe Meirieu, Michel Young, François Dubet e Charles Hadji.
Filosofia O principal objetivo da obra Travessias filosóficas: um olhar interdisciplinar para a formação no Novo Ensino Médio é oferecer ferramentas para o professor de Filosofia acompanhar as mudanças curriculares desta etapa de ensino, por meio de uma formação continuada e apoiada em uma sólida discussão sobre a Educação no país. Ao longo do livro, encontramos reflexões sobre o ensino de Filosofia no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a importância deste componente curricular na construção de estratégias metodológicas para a implementação do Novo Ensino Médio, e também conteúdos sobre a interdisciplinaridade, presente em diferentes etapas do processo de ensino e aprendizagem.
SociologiaConexões: ensino e aprendizagem é uma obra que tem o objetivo de preparar o professor para que ele atue com autonomia no planejamento de práticas interdisciplinares, na elaboração de instrumentos avaliativos e na condução de sua prática diária. Para isso, utiliza metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas e a sala de aula invertida, que dialogam com as culturas juvenis. Propostas de atividades e vivências também apoiam o docente na reflexão sobre os aspectos socioemocionais e interdisciplinares envolvidos no processo educativo e o ajudam a trilhar o caminho do autoconhecimento a partir de questionamentos sobre seu projeto de vida.
BiologiaUm olhar para a transformação é uma obra que apoia o professor do Ensino Médio em seu posicionamento como mediador capaz de promover o ensino interdisciplinar e o desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais de forma ativa e significativa. Leituras e vivências contribuem com o processo de implementação do Novo Ensino Médio, trabalhando conceitos e práticas que promovem a formação continuada dos professores. A obra favorece não apenas o trabalho por área de conhecimento, mas também o desenvolvimento de competências e habilidades, e incentiva a implementação de metodologias ativas, sem deixar de fora aspectos positivos das metodologias tradicionais.
FísicaO ensino em um novo contexto auxilia o professor a encarar os desafios impostos pelo Novo Ensino Médio, abordando o autoconhecimento, a problematização do ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e o estabelecimento de novas estratégias metodológicas e pedagógicas. Por meio de vivências e atividades, o material oferece recursos e informações essenciais para o aprimoramento do professor, apoiando também
seu trabalho com as competências e habilidades previstas na BNCC. A obra tem sua abordagem
teórico-metodológica pautada em teóricos como Madalena Weffort, Philippe Perrenoud, Moacir Gadotti, Paulo Freire, André Chervel, Cipriano Luckesi e José Carlos Libâneo.
Química Transformando experiências foi criada para acompanhar o professor na implementação do Novo Ensino Médio, apresentando estratégias metodológicas que potencializam a aprendizagem de Química e oferecendo possibilidades de abordagem que estimulam o protagonismo dos estudantes. Para isso, o material propõe atividades de experimentação que trazem Temas Contemporâneos Transversais sugeridos na BNCC, como Economia, Saúde e Multiculturalismo. Além disso, a obra explora também os conceitos de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade, com ênfase na Química.