Cada obra conta com um videotutorial que apoia o conteúdo do material impresso, trazendo os objetivos da obra, justificativas, abordagem teórico-metodológica e conceitos da BNCC!
HistóriaA obra Tempo, sociedade e cultura: um diálogo interdisciplinar apresenta um conteúdo acessível, leve e dinâmico, que tem como principal objetivo debater e expor ideias sobre a Educação pública no Brasil, sobre o ensino de História e também sobre as práticas pedagógicas relacionadas ao Ensino Médio. Nesse sentido, o material traz um intenso diálogo entre as ideias dos mais importantes teóricos da Educação e um amplo panorama do conhecimento teórico-pedagógico produzido nas últimas décadas. São diversas análises e reflexões sobre tempo e espaço, território, fronteira, cultura, sociedade, identidade, ética, trabalho, cidadania e política, envolvendo autores de diferentes perspectivas teóricas e campos do conhecimento.
Geografia Grandes transformações sociais e tecnológicas atingem não apenas o ensino de Geografia, mas todo o processo de ensino e aprendizagem no Brasil, por isso, é fundamental que o papel do professor seja renovado. E, para renovar, é importante refletir sobre a prática docente. É com esse objetivo que surge a obra Entre lugares e territórios, buscando criar oportunidades para que o professor possa aperfeiçoar seu trabalho, considerando o contexto do Novo Ensino Médio, e estimulando os estudantes a construir o raciocínio geográfico. Para isso, a obra mobiliza diferentes referenciais teóricos e metodológicos. Entre eles estão as contribuições do geógrafo Milton Santos, do psicólogo sociocognitivo John Hurley Flavell e de autores como Philippe Meirieu, Michel Young, François Dubet e Charles Hadji.
Filosofia O principal objetivo da obra Travessias filosóficas: um olhar interdisciplinar para a formação no Novo Ensino Médio é oferecer ferramentas para o professor de Filosofia acompanhar as mudanças curriculares desta etapa de ensino, por meio de uma formação continuada e apoiada em uma sólida discussão sobre a Educação no país. Ao longo do livro, encontramos reflexões sobre o ensino de Filosofia no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a importância deste componente curricular na construção de estratégias metodológicas para a implementação do Novo Ensino Médio, e também conteúdos sobre a interdisciplinaridade, presente em diferentes etapas do processo de ensino e aprendizagem.
SociologiaConexões: ensino e aprendizagem é uma obra que tem o objetivo de preparar o professor para que ele atue com autonomia no planejamento de práticas interdisciplinares, na elaboração de instrumentos avaliativos e na condução de sua prática diária. Para isso, utiliza metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas e a sala de aula invertida, que dialogam com as culturas juvenis. Propostas de atividades e vivências também apoiam o docente na reflexão sobre os aspectos socioemocionais e interdisciplinares envolvidos no processo educativo e o ajudam a trilhar o caminho do autoconhecimento a partir de questionamentos sobre seu projeto de vida.