>
>
Objeto 2

PNLD e o Novo Ensino Médio
Chegamos ao Objeto 2: entenda mais sobre esta fase.

Nos últimos anos, a Educação básica tem passado por grandes transformações e muitas delas acontecem em uma importante etapa, que marca a transição da adolescência para a vida adulta: o Ensino Médio. Essas mudanças se refletem na carga horária e na metodologia de ensino, exigindo novas soluções didáticas. 

O PNLD 2021 também chega com grandes novidades. Desta vez, o programa foi dividido em objetos. No primeiro, apresentamos as obras de Projeto de Vida e os Projetos Integradores. Agora, chegou o momento do Objeto 2!

No Objeto 2, a principal mudança é que as obras não são mais disciplinares, mas organizadas por áreas do conhecimento, de acordo com a organização da BNCC: Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias. Essa mudança torna a abordagem dos conteúdos integrada e interdisciplinar, criando uma trajetória com mais sentido para o aluno.

Além disso, ainda temos neste objeto mais quatro obras específicas: Multiversos Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em Diálogo com a Matemática e duas de Língua Inglesa. É importante destacar que as obras de área do conhecimento articulam as competências gerais, as específicas e as habilidades de cada área, com 6 volumes não sequenciais. Já as obras específicas abordam as competências gerais, as específicas e as habilidades dos componentes curriculares envolvidos, apresentando volumes únicos.

/ CONHEÇA A SOLUÇÃO COMPLETA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO

OBRAS POR ÁREA DE CONHECIMENTO

Linguagens e suas Tecnologias

Multiversos Linguagens

Código da coleção: 0217P21201

A coleção Multiversos Linguagens busca auxiliar na formação do estudante, tornando-o um cidadão crítico e preparado para o mundo do trabalho. Por isso, nos seis volumes, foram apresentados temas que promovem discussões importantes para o exercício da cidadania, como: cidade, natureza, mundo do trabalho, mundo dos afetos, identidade e diversidade. Para refletir sobre essas questões, o estudante vai ler e produzir textos de diversos gêneros, orais e escritos, bem como fruir e se expressar em diferentes linguagens: visual, corporal, sonora e digital. Além disso, as atividades dos livros sugerem variados níveis de interação: com os colegas, com a comunidade escolar e com uma comunidade ampliada, para que ele possa refletir sobre como as trocas e as ações afetam diferentes locais e pessoas.

Matemática e suas Tecnologias

Multiversos Matemática

Código da coleção: 0218P21202

Multiversos Matemática é uma coleção que favorece a transição e a consolidação das propostas do Novo Ensino Médio, pois contempla os conteúdos emergentes das habilidades indicadas na BNCC. O trabalho interdisciplinar é estimulado na obra, permitindo aos estudantes perceber a Matemática em outras áreas do conhecimento e relacionar conceitos e práticas do mundo do trabalho. Também são apresentadas propostas de trabalho coletivo e estímulo à resolução de problemas, investigação, reflexão, interpretação, argumentação, análise crítica e pensamento lógico. O desenvolvimento do pensamento computacional também é um ponto de destaque na obra: ele permeia toda a coleção e é promovido com ou sem o uso de tecnologias digitais.

Prisma Matemática

Código da coleção: 0226P21202

A coleção Prisma Matemática tem o objetivo de estimular o estudante a compreender a Matemática para utilizá-la em sua vida e na continuação dos estudos. Além disso, busca favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades que o auxiliem a ser um cidadão crítico, criativo, autônomo, responsável e capaz de enfrentar novos desafios. Aliada aos conteúdos matemáticos específicos, a coleção explora o uso de recursos tecnológicos, como softwares de geometria dinâmica e planilhas eletrônicas, e reflete sobre as relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Multiversos Ciências da Natureza

Código da coleção: 0221P21203

Multiversos Ciências da Natureza foi elaborada com a intenção de ajudar os professores no desenvolvimento das habilidades e competências da BNCC para o Novo Ensino Médio, por meio da integração entre os componentes curriculares que formam a área de Ciências da Natureza: Biologia, Física e Química. A coleção objetiva a formação integral do estudante, utilizando diferentes procedimentos metodológicos que incentivam seu protagonismo na construção do conhecimento e auxiliam no letramento científico.

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Multiversos Ciências Humanas

Código da coleção: 0214P21204

A coleção Multiversos Ciências Humanas convida os estudantes a interpretar, compreender e agir no mundo. Todas as competências e habilidades da BNCC para a área no Ensino Médio são atendidas nesta proposta, que integra saberes sem diluir os acúmulos próprios da História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Prisma Ciências Humanas

Código da coleção: 0215P21204

A coleção Prisma Ciências Humanas combina os principais tópicos das disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia, apoiando-se em um conjunto de temas importantes para a compreensão dos tempos atuais e atendendo a todas as competências e habilidades da BNCC para o Ensino Médio na área de Ciências Humanas. Por meio de textos, mapas, gráficos, tabelas, fotografias e outros documentos, o professor tem condições de trabalhar com seus estudantes a interpretação e a análise crítica da sua realidade. Com isso, espera-se que a obra auxilie o desenvolvimento de práticas que contribuam para o exercício da cidadania e da colaboração no aprendizado, em busca do bem-estar coletivo.

OBRAS ESPECÍFICAS

Língua Portuguesa

Multiversos Língua Portuguesa

Código da obra: 0216P21013

A obra de Língua Portuguesa complementa o trabalho deste componente curricular presente na coleção Multiversos Linguagens. Neste volume, o estudante vai poder ler e produzir textos de diferentes gêneros dos diversos campos de atuação social e realizar atividades com variados níveis de interação: com os colegas, com a comunidade escolar e com uma comunidade ampliada, para que ele possa refletir sobre como as trocas e as ações afetam diferentes locais e pessoas. A abordagem teórico-metodológica e os títulos e objetivos das seções dialogam com a coleção de Linguagens, oferecendo ao professor a possibilidade de transitar pela coleção de forma fluida e flexível, de acordo com o projeto pedagógico escolar e perfil de cada turma.

Dimensões – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em diálogo com a Matemática

Código da obra: 0223P21205

A proposta da obra Dimensões é trazer conteúdos relevantes para o cotidiano dos estudantes e professores, contribuindo para a formação de jovens críticos, autônomos e éticos. Os conteúdos trazem o diálogo entre as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e a Matemática, e têm como base os seguintes temas contemporâneos transversais: Saúde, Meio Ambiente, Economia, Cidadania e Multiculturalismo. O trabalho com esses temas é pautado pelo enfoque pluridisciplinar e interdisciplinar e pela aplicação prática das metodologias ativas, que têm o estudante como protagonista do processo ensino-aprendizagem.

Língua Inglesa

Joy!

Código da obra: 0225P21093

Joy! é uma obra que possibilita o estudo da Língua Inglesa de forma engajada com a formação de estudantes no Ensino Médio, ajudando a prepará-los para os desafios da vida adulta e integrando-os na sociedade em que vivem como seres sociais, reflexivos e participativos. A obra considera o mundo globalizado, interconectado e que utiliza o inglês para promover a comunicação entre pessoas de diferentes nações, e, partindo dos pressupostos das metodologias ativas e do sociointeracionismo, apresenta conteúdos que ajudam os estudantes a compreender o mundo em que vivem e a lidar ativamente com ele.

English Vibes for Brazilian Learners

Código da obra: 0224P21093

A obra English Vibes segue as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e desenvolve os níveis A1 (iniciante) e A2 (básico) do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR). English Vibes busca contribuir para a formação dos estudantes como indivíduos que utilizam a Língua Inglesa em diversas práticas socioculturais, além de ampliar as perspectivas dos jovens em relação à vida profissional, acadêmica e pessoal e facilitar o acesso a diferentes culturas, formas de entretenimento e arte.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Skip to content