Neste Objeto 2, vamos conhecer as obras literárias desenvolvidas especialmente para estudantes e para os professores da Educação Infantil. Os livros são assinados por autores renomados e são destinados à Creche e à Pré-Escola, trazendo temas relevantes para as crianças desta faixa etária.
Como nesta idade os estudantes ainda não são alfabetizados, o destaque das obras vai para a narrativa visual e também para os textos curtos e de fácil compreensão. Os livros também trabalham a leitura dialogada com os estudantes, na qual o professor tem um papel importante de incentivo à participação das crianças na leitura, oferecendo espaço para que elas se apropriem da história por meio de perguntas e de uma leitura participativa.
Logo no início da narrativa, vemos uma bonita balança que tem duas bandejas, nas quais são colocados brinquedos, frutas, bichos e outros objetos, introduzindo um conhecimento de forma lúdica: objetos podem pesar muito ou pouco. Assim, por meio da história, a criança é levada a compreender que a balança se movimenta de acordo com o peso dos elementos dispostos em cima dela.
Nesta obra, os pintinhos Trompolina e Fubazim se deparam com uma caixa muito grande. Cada um decide transformar a sua caixa em uma bela casa, com portas e janelas. Conforme deixam a imaginação correr solta, caminham para a surpresa final: estavam brincando com a mesma caixa. A história apresenta o potencial lúdico de um simples objeto e a capacidade de a imaginação tornar qualquer atividade mais divertida.
Uma narrativa que brinca com os afazeres cotidianos e trabalha a ideia de conjuntos. Certo dia, um menino e uma menina têm a tarefa de lavar e estender roupas. Começam, então, a separar as roupas por categorias, de acordo com as cores, as estampas e o tipo de vestimenta. De repente, uma grande nuvem se forma e coelhos dão sinais de que vai chover. As crianças rapidamente põem-se a recolher tudo o que já haviam estendido, encerrando a tarefa do dia.
Uma garotinha vai passar o dia na casa da amiga e dormir fora de casa pela primeira vez. Durante o dia, elas brincam juntas e tudo é alegria. Mas a noite chega, tudo fica diferente e não parece tão divertido. Será que é saudade da mamãe?
Toda noite o macaquinho ia para a cama do pai. Cada dia era uma desculpa: ou porque estava com frio, ou com fome, ou com medo. E o papai nunca conseguia dormir, mas sempre resolvia o problema. Até que, um dia, o filhote conta a verdadeira razão de querer ir para a cama do pai. Qual seria o problema afinal?
Esta obra fala sobre a velhice e as histórias de vida com um tom otimista e divertido, associando cada linha no rosto da avó a uma lembrança guardada, o que atribui um novo significado e dá valor a cada uma delas.
O ratinho verde parte em busca de um amigo. Em sua jornada, ele encontra muitos bichos, como os ratos cinzentos, depois o gafanhoto, a rã, o camaleão..., mas será que eles querem ser seus amigos? Há barreiras para uma verdadeira amizade?
Todo dia era dia de ganhar presente para o leitãozinho Torresminho. Mas aquele era um dia especial: o seu aniversário. Por um presente como aquele, ele não esperava...
Vai chegar um bebê na família, mas por enquanto, só o que existe mesmo é a enorme expectativa de seu irmão. Como será a vida depois da chegada do bebê? O amor da mãe vai ser dividido em dois? Parece que essa barriga que não para de crescer gera não só um bebê, mas também milhares de dúvidas e aflições. A autora e o ilustrador criam uma fábula moderna, fazendo divertidas associações entre a mulher/mãe e uma vaca. As personagens são animais que têm características humanas e a história se passa dentro de um ambiente doméstico.