>
>
Objeto 3

PNLD e o Novo Ensino Médio
Chegamos ao Objeto 3: entenda mais sobre esta fase.

O objeto 3 traz uma obra destinada à equipe gestora (diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e chefes de secretaria), acompanhada de um videotutorial. O material busca auxiliar os gestores escolares na construção de vivências que integrem os profissionais da escola, para que sejam capazes de atuar na implantação do Novo Ensino Médio, desenvolvendo práticas pedagógicas ativas, interativas, diversificadas e eficientes.

As obras de formação continuada para professores, buscam subsidiar o docente a encarar os desafios impostos pelo Novo Ensino Médio, auxiliando-o a trabalhar por área de conhecimento, por meio de vivências que integram os campos de saber e seus respectivos profissionais.

As obras são apresentadas em volumes impressos + 1 videotutorial para cada.

Para auxiliar você nesse momento de escolha, desenvolvemos esta página com todas 

as obras do Objeto 3 e seus respectivos códigos. Acesse aqui!

Obras de formação continuada para gestores

Diálogos sobre gestão

Código da obra: 0332p21570

Diálogos sobre gestão é uma obra completa, focada na formação continuada de diretores, vice-diretores, coordenadores, supervisores e secretários. Ela oferece ferramentas que ajudam a desenvolver a integração dos profissionais da escola na implementação do Novo Ensino Médio, auxiliando a equipe a enfrentar os desafios do cotidiano escolar e reconhecendo a importância dos gestores no engajamento com a comunidade.

Obras de formação continuada para professores

Linguagens e suas Tecnologias

Movimento, cultura e vida

Código da obra: 0320P21163

Educação Física Movimento, cultura e vida oferece ferramentas ao professor para sua adaptação ao processo de ensino e aprendizagem por meio de competências, conforme proposto pela BNCC. A obra traz reflexões sobre a Educação Física com sugestões de atividades e vivências que ajudam o professor a refletir sobre os aspectos envolvidos no processo educativo. Para isso, a abordagem e o referencial teórico ampliam a compreensão sobre os temas, e no decorrer do livro são encontrados elementos que valorizam e dão significado à Educação Física agregada a outros componentes curriculares. Destaca-se a relação da Educação Física com a área de Linguagens e suas Tecnologias, além de outros componentes, como Geografia, Matemática e Biologia.

Aprender, viver e ser

Código da obra: 0328P21530

Música A obra Aprender, viver e ser trabalha conceitos e práticas resultantes de experiências e reflexões realizadas em salas de aulas do Ensino Médio, abrangendo diversas dimensões da linguagem musical, seus aspectos conceituais, propostas de atividades e vivências, conexões interdisciplinares e avaliação pedagógica. O material foi produzido com base nos conceitos da BNCC, com destaque para as seis dimensões do conhecimento características da experiência artística: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão. Essas dimensões estão articuladas nas discussões sobre propriedades do som, propriedades e história da música, conhecimento de materiais sonoros, processos criativos e curadoria.

Professor em cena

Código da obra: 0331P21540

TeatroProfessor em cena é uma obra que orienta a prática em sala de aula por meio de procedimentos, reflexões e relações interdisciplinares com a área de Linguagens e suas Tecnologias, assim como com outros saberes do Novo Ensino Médio. A obra apoia o trabalho com os professores, para que eles enfrentem com autonomia e protagonismo os desafios individuais e sociais do mundo atual. As propostas de exercícios, jogos teatrais e vivências contribuem para o desenvolvimento das competências e habilidades previstas pela BNCC. O material analisa a trajetória histórica do Teatro, por meio de autores fundamentais como André Antoine e Constantin Stanislavski, além de apresentar estratégias de avaliação: diagnóstica, formativa, promotora e autoavaliação.

A poética do corpo em movimento

Código da obra: 0319P21550​

Dança A obra A poética do corpo em movimento apoia o professor na reflexão sobre o desenvolvimento da Arte do movimento, no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, instiga o docente a olhar a Dança na perspectiva das juventudes, dos territórios e do currículo escolar, sempre a partir de uma abordagem interdisciplinar. Na obra, as seis dimensões do conhecimento em Arte são articuladas: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão. Trabalhos de importantes especialistas da área oferecem a possibilidade para o professor refletir sobre como o movimento acontece, inclusive em seu próprio corpo. Essa percepção é um convite não só para pensar a prática docente, mas também olhar a própria história, suas escolhas e interesses.

A educação no universo das imagens

Código da obra: 0317P21560

Artes Visuais A educação no universo das imagens é uma obra que apresenta ao professor propostas metodológicas e ideias teóricas que apoiem suas ações pedagógicas alinhadas ao Novo Ensino Médio e às transformações da Arte e da Cultura Contemporânea. Com linguagem direta e acolhedora, o material traz conceitos e práticas para que o professor possa desenvolver propostas no contexto dos jovens estudantes, valorizando a educação democrática. Para isso, apresenta diversas formas de aprender e de ensinar Arte, sempre com leveza e em ritmo de conversa, integrando o universo das Artes Visuais à área de Linguagens e suas Tecnologias.

Matemática e suas Tecnologias

Novas trajetórias de formação

Código da obra: 0327P21023

Matemática Na obra Novas trajetórias de formação, os professores são mediadores do desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes. Isso acontece por meio de exemplos práticos do cotidiano e de vivências que ofereçam uma formação humana integral e que promovam a autonomia, o protagonismo juvenil e a responsabilidade. Para refletir sobre projeto de vida, a obra tem como referência o relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, publicado pela Unesco. Além disso, também aborda a importância, como docente, de desenvolver habilidades socioemocionais e, assim, promover um trabalho pedagógico que incentive essas mesmas habilidades nos estudantes.

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Tempo, sociedade e cultura: um diálogo interdisciplinar

Código da obra: 0324P21043

HistóriaA obra Tempo, sociedade e cultura: um diálogo interdisciplinar apresenta um conteúdo acessível, leve e dinâmico, que tem como principal objetivo debater e expor ideias sobre a Educação pública no Brasil, sobre o ensino de História e também sobre as práticas pedagógicas relacionadas ao Ensino Médio. Nesse sentido, o material traz um intenso diálogo entre as ideias dos mais importantes teóricos da Educação e um amplo panorama do conhecimento teórico-pedagógico produzido nas últimas décadas. São diversas análises e reflexões sobre tempo e espaço, território, fronteira, cultura, sociedade, identidade, ética, trabalho, cidadania e política, envolvendo autores de diferentes perspectivas teóricas e campos do conhecimento.

Entre-lugares-e-territórios

Entre lugares e territórios

Código da obra: 0323p21053

Geografia Grandes transformações sociais e tecnológicas atingem não apenas o ensino de Geografia, mas todo o processo de ensino e aprendizagem no Brasil, por isso, é fundamental que o papel do professor seja renovado. E, para renovar, é importante refletir sobre a prática docente. É com esse objetivo que surge a obra Entre lugares e territórios, buscando criar oportunidades para que o professor possa aperfeiçoar seu trabalho, considerando o contexto do Novo Ensino Médio, e estimulando os estudantes a construir o raciocínio geográfico. Para isso, a obra mobiliza diferentes referenciais teóricos e metodológicos. Entre eles estão as contribuições do geógrafo Milton Santos, do psicólogo sociocognitivo John Hurley Flavell e de autores como Philippe Meirieu, Michel Young, François Dubet e Charles Hadji.

Travessias filosóficas: um olhar interdisciplinar para a formação no Novo Ensino Médio

Código da obra: 0321P21153

Filosofia O principal objetivo da obra Travessias filosóficas: um olhar interdisciplinar para a formação no Novo Ensino Médio é oferecer ferramentas para o professor de Filosofia acompanhar as mudanças curriculares desta etapa de ensino, por meio de uma formação continuada e apoiada em uma sólida discussão sobre a Educação no país. Ao longo do livro, encontramos reflexões sobre o ensino de Filosofia no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a importância deste componente curricular na construção de estratégias metodológicas para a implementação do Novo Ensino Médio, e também conteúdos sobre a interdisciplinaridade, presente em diferentes etapas do processo de ensino e aprendizagem.

Conexões: ensino e aprendizagem

Código da obra: 0330P21143

SociologiaConexões: ensino e aprendizagem é uma obra que tem o objetivo de preparar o professor para que ele atue com autonomia no planejamento de práticas interdisciplinares, na elaboração de instrumentos avaliativos e na condução de sua prática diária. Para isso, utiliza metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas e a sala de aula invertida, que dialogam com as culturas juvenis. Propostas de atividades e vivências também apoiam o docente na reflexão sobre os aspectos socioemocionais e interdisciplinares envolvidos no processo educativo e o ajudam a trilhar o caminho do autoconhecimento a partir de questionamentos sobre seu projeto de vida.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Um olhar para a transformação

Código da obra: 0318P21113

BiologiaUm olhar para a transformação é uma obra que apoia o professor do Ensino Médio em seu posicionamento como mediador capaz de promover o ensino interdisciplinar e o desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais de forma ativa e significativa. Leituras e vivências contribuem com o processo de implementação do Novo Ensino Médio, trabalhando conceitos e práticas que promovem a formação continuada dos professores. A obra favorece não apenas o trabalho por área de conhecimento, mas também o desenvolvimento de competências e habilidades, e incentiva a implementação de metodologias ativas, sem deixar de fora aspectos positivos das metodologias tradicionais.

O ensino em um novo contexto

Código da obra: 0322P21133

FísicaO ensino em um novo contexto auxilia o professor a encarar os desafios impostos pelo Novo Ensino Médio, abordando o autoconhecimento, a problematização do ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e o estabelecimento de novas estratégias metodológicas e pedagógicas. Por meio de vivências e atividades, o material oferece recursos e informações essenciais para o aprimoramento do professor, apoiando também
seu trabalho com as competências e habilidades previstas na BNCC. A obra tem sua abordagem
teórico-metodológica pautada em teóricos como Madalena Weffort, Philippe Perrenoud, Moacir Gadotti, Paulo Freire, André Chervel, Cipriano Luckesi e José Carlos Libâneo.

Transformando experiências

Código da obra: 0329P21123

Química Transformando experiências foi criada para acompanhar o professor na implementação do Novo Ensino Médio, apresentando estratégias metodológicas que potencializam a aprendizagem de Química e oferecendo possibilidades de abordagem que estimulam o protagonismo dos estudantes. Para isso, o material propõe atividades de experimentação que trazem Temas Contemporâneos Transversais sugeridos na BNCC, como Economia, Saúde e Multiculturalismo. Além disso, a obra explora também os conceitos de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade, com ênfase na Química.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Skip to content