Uma avó que mora em um país distante e tem muitas histórias para contar… Uma netinha que faz aniversário… Um funcionário dos Correios que não consegue admitir que o destinatário deixe de receber a correspondência enviada pelo remetente… O que estes três personagens têm em comum? Que tal descobrirmos juntos, neste conto de Mirna Pinsky?
A autora, em entrevista especial, nos conta mais sobre Carta errante, avó atrapalhada, menina aniversariante, nos ajudando a descomplicar a escolha dessa obra para o PNLD 2023 – Objeto 3.
Conte um pouco sobre a sua obra e a relação dela com os temas da atualidade.
Sempre encarei Literatura como uma maneira enriquecedora de enxergar o entorno, o mundo. Carta errante…traz temas como a relação entre avó e neta, a comunicação entre elas. No caso, uma forma de interlocução que vai sendo escanteada pelas urgências e avanços tecnológicos dos novos tempos. A comunicação pelos Correios. Penso que um texto bem-humorado consegue navegar sem solavancos num assunto que passa ao largo do leitor, hoje, vidrado em TikTok e telinhas. E é útil para ele se dar conta da importância da interação entre as pessoas. O professor pode se estender falando dos Correios, como funcionam e levar os estudantes a escrever e enviar cartas escritas em papel.
Quais são os pontos fortes da leitura da obra para o professor e para os estudantes?
Eu diria especificamente para o professor reforçar a importância da carta escrita (à mão, datilografada, e mesmo impressa depois de redigida no notebook), pois ela tem uma diferença primordial com relação aos textos voláteis que surgem e somem das telinhas. Elas ficam. Elas podem ser guardadas por dezenas, centenas de anos, muitas delas se tornando fundamentais para desenhar a História do Homem. Volta e meia cartas em papel, escritas por personagens famosas, são encontradas em baús abandonados de famílias e acabam trazendo novas informações e até revertendo o que se sabia de um momento importante da humanidade.
Como a sua obra pode colaborar na formação leitora dos estudantes? O que você diria ao professor de escola pública para fomentar essa formação, na escola e fora dela?
Entendo que a Literatura é uma maneira divertida e atraente de ampliar o mundo do leitor. Criando personagens com riqueza, mostra ao leitor como são as pessoas ao seu redor. Passeando por situações as mais diversas e descrevendo-as com segurança, faz o leitor viver infinitas experiências, longe de seu dia a dia, de sua rotina. Essa é sempre a cartilha que tento seguir quando crio minhas histórias, Carta errante…entre elas. Espero estar acertando. Um livro lido com prazer, leva o leitor a buscar outro. Treinando a leitura, principalmente no ciclo I do Fundamental, ele lerá com maior rapidez e consequentemente com maior prazer. E assim vai… ”leitor fisgado”.
Além das dicas, aproveite a degustação da obra e baixe também o Manual Digital do Professor: pnld.ftd.com.br
Sobre a autora:

A escritora Mirna Pinsky é formada em Jornalismo e mestre em Teoria Literária pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalha na área editorial desde 1980 e é autora de 42 títulos, com mais de três milhões de livros vendidos (entre eles, três títulos publicados no exterior). Já recebeu diversos prêmios por suas obras de literatura para crianças e jovens, como: Menção Honrosa do Prêmio Narizinho, da Comissão Estadual de Teatro, Secretaria de Educação e Cultura de São Paulo (1969); e dois Prêmios Jabutis, da Câmara Brasileira do Livro – um, em 1995, por Carta errante, avó atrapalhada, menina aniversariante, que está sendo reeditado pela FTD. Mirna Pinsky também desenvolve projetos de leitura em escolas.