Cumarim é uma menina brincalhona e curiosa que, logo que começa a falar, não para mais de fazer perguntas, inventar respostas para tudo, rimar versos, cantarolar e produzir sons batucando em tudo o que encontra pela frente. Certo dia, ela vai parar no Reino da Palavra, onde conhece uma poderosa rainha e descobre que não chegou àquele lugar fascinante por acaso.
Com o apoio da nossa editora Camila Saraiva, você conhecerá os motivos para escolher a obra Cumarim, a pimenta do reino, indicada para o Ensino Fundamental Anos Finais, no PNLD 2023 – Objeto 3.
- Conte um pouco sobre a obra e a relação dela com os temas da atualidade.
Cumarim, a pimenta do reino é uma história que reúne variadas referências textuais e visuais às tradições culturais de diferentes regiões brasileiras, como o Norte e o Nordeste. A protagonista é uma menina tagarela que ganha o nome de uma pimenta. Quando começa a falar, Cumarim não para mais de fazer perguntas, rimar versos, cantarolar e propor brincadeiras com as palavras. Desse modo, ela entra em contato com o universo das palavras, dos sons e dos significados delas por meio da curiosidade, de muitas dúvidas e descobertas. A protagonista da história tem um comportamento muito próximo ao público-leitor da obra que está em processo de alfabetização e em fase de construção de vocabulário.
- Quais são os pontos fortes da leitura da obra para o professor e para os estudantes?
A história é narrada em forma de conto, mas traz trechos com uma grande diversidade de gêneros, como a parlenda, cantigas, poemas e trava-línguas. Essa variedade de gêneros permite que, por meio da sonoridade, os estudantes desenvolvam as habilidades de alfabetização por meio de uma leitura lúdica, leve e fluída.
O livro foi escrito por uma especialista no assunto. Rosane Almeida é uma das fundadoras do Instituto Brincante (SP). Criado em 1992, o Instituto incentiva a pesquisa, a preservação e a difusão das manifestações populares da cultura brasileira com cursos e apresentações artísticas.
- Como a obra pode colaborar na formação leitora dos estudantes? O que você diria ao professor de escola pública para fomentar essa formação, na escola e fora dela?
O texto da obra está cheio de ritmo e movimento, que permite a iniciação na leitura individual, silenciosa e introspectiva, e o exercício da leitura em voz alta, treinando a prosódia.
O contato com as narrativas escrita e visual da obra permite aos estudantes desenvolver habilidades inerentes ao processo de alfabetização, como a consciência fonêmica, a instrução fônica sistemática, a ampliação do vocabulário, a fluência leitora oral e a compreensão de textos.
Baixe o Manual do Professor e aproveite a degustação deste livro!
Todas as obras literárias do PNLD 2023 – Objeto 3 estão em nosso site: pnld.ftd.com.br
Sobre a editora:

Camila Saraiva, editora desta obra, trabalha há 18 anos no mercado editorial, 15 anos como editora de literatura infantojuvenil e está há 5 anos na FTD Educação. É formada em Jornalismo (Cásper Líbero) e História (USP), com especialização em Publishing Books (Yale University), Publishing Management (FGV) e Jornalismo Internacional (PUC).