Resumo da postagem

O Objeto 2 do PNLD 2024 contempla as coleções os Itens de Avaliação Resolvidos e Comentados, que são importantes ferramentas para auxiliar estudantes e professores no acompanhamento do desenvolvimento das aprendizagens. 

O Objeto 2 do PNLD 2024 contempla as coleções os Itens de Avaliação Resolvidos e Comentados, que são importantes ferramentas para auxiliar estudantes e professores no acompanhamento do desenvolvimento das aprendizagens. 

Renata Silene da Silva, Consultora de Avaliação Educacional, e Juliana Pagliarelli dos Reis, Coordenadora de Avaliação Educacional, ambas da FTD Educação, são especialistas e trazem informações importantes para descomplicar o assunto. Vamos conhecê-lo juntos? 

  1. O que são Itens de Avaliação Resolvidos e Comentados? 

Os itens dos tipos “múltipla escolha” e “verdadeiro ou falso” apresentam um gabarito e um comentário demonstrando o porquê da alternativa correta ser mais adequada à tarefa exigida no enunciado, mas também um comentário para cada alternativa incorreta, demonstrando o porquê da alternativa estar inadequada. 

 Já os itens “discursivos” e de “produção de texto” devem conter uma rubrica de avaliação. As rubricas de avaliação no contexto escolar são compostas pela descrição dos critérios do produto (rubricas holísticas) ou processo (rubricas analíticas) pelos quais o estudante será avaliado, que podem ser descritos em uma ou mais dimensões, a depender da complexidade do objeto de avaliação. Além disso, são definidos os níveis de desempenho, que, conforme o edital, são 25%, 75% e 100%. Em cada critério de avaliação deve constar o atributo que corresponde a cada nível de desempenho, ou seja, uma descrição do que se espera que o estudante seja capaz de demonstrar em cada nível de desempenho de cada critério descrito. 

  1. Qual a importância? 

A resolução comentada dos itens fechados auxilia na compreensão dos caminhos que levaram os estudantes a assinalar determinada resposta. Já para os itens abertos, a rubrica serve como um termômetro do que é esperado dos estudantes para a construção adequada de um produto ou processo.  

Ambos os tipos de resolução comentada contribuem para o processo de metacognição e trazem referências para correções de rota, ampliando as capacidades de aprender dos estudantes. 

  1. Quais os objetivos? 

Os itens resolvidos e comentados trazem maior tangibilidade para as correções e oferecem subsídios para as intervenções pedagógicas de acordo com as necessidades dos estudantes.   

  1. Para que são aplicados? 

Os itens compõem os instrumentos aplicados para obtenção de dados sobre a aprendizagem dos estudantes. As resoluções comentadas são recursos de apoio para as correções e a interpretação de resultados. 

  1. O que oferecem ao professor? 

Para os professores, a resolução comentada traz um ganho qualitativo para interpretação de resultados, pois apoiam na compreensão de fenômenos por trás das respostas dadas pelos estudantes. Por exemplo: se em uma questão, 30% da turma optou por uma das alternativas incorretas, os comentários sobre essa alternativa podem dar pistas sobre o processo cognitivo que levou os estudantes a fazer essa escolha. Assim, é possível identificar se alguma estratégia de ensino precisa ser retomada ou modificada, num contexto individual ou coletivo. 

  1. Quando são aplicados? 

Para os itens dos tipos “múltipla escolha” e “verdadeiro ou falso”, o recomendado é que a resolução comentada seja utilizada após a aplicação e a correção do instrumento de avaliação. 

Para os itens “discursivos” e de “produção de texto”, na perspectiva da avaliação formativa, o recomendado é que o professor apresente aos estudantes as rubricas antes da aplicação do instrumento de avaliação e, também, depois da correção, como ferramenta norteadora do feedback. Já numa perspectiva de avaliação diagnóstica, o ideal é que as rubricas de avaliação sejam aplicadas no ato da correção, após a aplicação do instrumento, sendo compartilhadas com os estudantes somente no momento de análise de resultados e devolutivas. 

  1. Quais são as dicas para os professores sobre esse tema? 

O recurso da resolução comentada traz objetividade nos processos de feedback com os estudantes e pode ser utilizado em experiências de aprendizagem baseadas nas metodologias ativas. 

  1. Quais dicas sobre o tema são importantes para os professores de rede pública? 

A Base Nacional Comum Curricular de 2018 propõe que a Educação Básica Brasileira deve assegurar o desenvolvimento das 10 competências gerais propostas no documento, as quais representariam a garantia de direito à aprendizagem. Com os itens resolvidos e comentados, os professores da Rede Pública têm ferramentas para aferir as aprendizagens, conectando as competências gerais com as competências específicas e habilidades de cada componente curricular.   

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Além desse artigo para ajudar com as dúvidas, disponibilizamos mais informações no site pnld.ftd.com.br e dicas em nossas redes sociais, siga nosso perfil: @ftdpnld 

Autora: 

Renata Silene da Silva, Consultora de Avaliação Educacional da FTD Educação

Mestranda em História do Ensino da Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC. Especialista em Educação Corporativa pelo SENAC, com certificação em Desenho Instrucional pelo IDI. Graduada em História pela Universidade de São Paulo – USP, com extensão universitária pela Universitè Lumière Lyon II.   

Revisão conceitual: 

Juliana Pagliarelli dos Reis, Coordenadora de Avaliação Educacional da FTD Educação

Mestre em Língua Portuguesa, com pesquisa sobre o ensino e avaliação da produção textual, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É membro do Grupo de Estudos de Avaliação da Aprendizagem e do Grupo de Pesquisa Estudos de Linguagem para Ensino de Português. Especialista em Gestão Pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Foi colaboradora do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (NUPPs). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. 

 
REFERÊNCIAS 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 17/02/2022 

BLACK, P. et al. Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 153-183, jul./dez. 2018. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/445/429. Acesso em: 17/02/2022. 

BROOKHART, S. M.; CHEN, F. The quality and effectiveness of descriptive rubrics. 
Educational Review, [s. l.], v. 67, n. 3, p. 343-68, 2015.  
 

CARMO. J. G. B. Avaliação Classificatória X Avaliação Progressiva. Educação & Literatura, 2003. Disponível em  http://www.educacaoliteratura.com.br/index%2098.htm#:~:text=A%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20progressiva%20se%20apresenta,e%20em%20%E2%80%9Canos%20letivos%E2%80%9D.  Acesso em: 17/02/2022. 
 

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