>
>
PNLD 2021: Entenda tudo o que muda no PNLD

PNLD 2021: Entenda tudo o que muda no PNLD

Antes de mais nada, se você é um professor recém-formado ou é a primeira vez que dá aulas na Educação pública, este material será um importante guia na sua jornada de escolha do material didático no Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2021.

Mas se você já está acostumado com a avaliação e a escolha dos livros, pode ir direto para a pergunta número 3.

Vamos juntos?

1. O que é PNLD?

PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) é constituído pela avaliação, pela compra e pela distribuição de materiais didáticos, pedagógicos e literários que vão auxiliar o professor durante todo o ano letivo. A distribuição acontece de forma gratuita, a cada três anos, intercalando os níveis de ensino: Infantil, Fundamental e Médio (disponível também para a Educação de Jovens e Adultos – EJA) de todo o Brasil.

Para isso, cabe às escolas e aos professores selecionarem as obras que melhor atendem às necessidades do professor e que também estejam alinhadas às expectativas e ao nível de entendimento dos alunos.

Apesar de partirem do mesmo edital (e terem sido aprovadas pelo Ministério da Educação), os livros possuem particularidades quanto à distribuição das informações, linguagem, atividades propostas etc.

2. O que é PNLD Literário?

Em termos gerais, o que muda é o foco das obras a serem escolhidas. Em vez de livros didáticos, voltados para o ensino de cada componente escolar (as matérias), são avaliados apenas livros literários em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Aqui, a periodicidade muda, ou seja, um novo edital a cada quatro anos.

3. Apenas livros são entregues no PNLD?

Hoje, não mais. Além das obras pedagógicas, para cada nível de ensino, os editais trazem, obrigatoriamente, a inclusão de itens como:

  • Materiais com metodologia de projetos;
  • Materiais digitais;
  • Materiais de formação;
  • Materiais destinados à gestão escolar, entre outros.

Por isso, é muito importante que você, professor, analise cuidadosamente cada material que chega até as suas mãos porque eles impactam diretamente na qualidade da sua aula, no rendimento e no aprendizado dos seus estudantes.

4. O que há de “novo” no Novo Ensino Médio?

O PNLD 2021 tem o papel de levar até a escola materiais didáticos que contribuam e viabilizem a implantação do Novo Ensino Médio. Os primeiros materiais a serem escolhidos serão as obras de Projetos Integradores e de Projeto de Vida, um formato inédito, que promove o trabalho em sala de aula alinhado com a BNCC do Ensino Médio, visando o desenvolvimento integral do aluno. 

Os professores do Ensino Médio deverão escolher, em conjunto, cinco obras.

  • Projetos Integradores da área de Linguagens e suas Tecnologias;
  • Projetos Integradores da área de Matemática e suas Tecnologias;
  • Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Projetos Integradores da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Projeto de Vida.

Para cada item acima, a FTD Educação possui obras 100% alinhadas com a BNCC, garantindo que você, professor, tenha maior liberdade para avaliar os materiais e escolher aquele que melhor atende às suas necessidades e de seus alunos.

5. Obras da FTD Educação no PNLD 2021

A FTD Educação possui nove obras no PNLD do Novo Ensino Médio:

projetos integradores

coleção +Ação NA ESCOLA E NA COMUNIDADE

coleção ver o mundo

PROJETO DE VIDA

Código: 0097P21509
#MeuFuturo
Código: 0099P21509
Pensar, Sentir e Agir

6. Já escolhi meu livro do PNLD, e agora?

Agora, é importante que você registre a sua escolha no site do Ministério da Educação, neste link. É importante também que você anote o CÓDIGO DA OBRA, que é individual de cada obra, pois é com esse número que você fará seu pedido.

Após esta etapa concluída, aguarde até que nossa equipe de logística entregue os seus livros em sua escola.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Pular para o conteúdo