O final do ano letivo é sempre um momento especial. É o período em que as crianças olham para trás e percebem o quanto cresceram, não apenas com os conteúdos que aprenderam, mas também no desenvolvimento das relações que construíram ao longo do ano. As amizades formadas na escola são fundamentais para o crescimento emocional e social de cada criança. À medida que nos preparamos para um novo ano letivo, é importante reforçar esses laços e mostrar às crianças o valor de cuidar dos amigos, respeitar as diferenças e cultivar o apoio mútuo.
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) enfatiza a importância das habilidades socioemocionais na educação infantil. Trabalhar o tema amizade ajuda as crianças a desenvolverem a empatia, a cooperação e a capacidade de resolver conflitos de maneira pacífica, habilidades essenciais para a vida em sociedade. Promover o valor da amizade em sala de aula contribui para a criação de um ambiente acolhedor, onde cada aluno se sente seguro e respeitado.
Ao pensar nas amizades da época escolar, muitos de nós lembramos com nostalgia desses laços. Criar esses laços na infância é fundamental, pois quem nunca quis correr para a escola para encontrar um amigo e compartilhar uma novidade? Esse sentimento de pertencimento e apoio é construído desde cedo e precisa ser cultivado. Para trabalhar esse tema tão importante, existem diversos recursos pedagógicos, e os livros se destacam como ferramentas eficazes para ajudar as crianças a entender e valorizar a amizade. Através de histórias e personagens, elas conseguem vivenciar experiências, refletir sobre comportamentos e se identificar com diferentes situações. O livro “Você Quer Ser Meu Amigo” da FTD Educação é um exemplo perfeito de como uma história pode tornar o tema da amizade mais acessível e impactante para os alunos.

Com uma narrativa envolvente e ilustrações encantadoras, esse livro permite às crianças mergulharem no universo da amizade, compreendendo a importância de acolher as diferenças e construir laços baseados no respeito e na empatia.No livro, acompanhamos a história de um ratinho verde que é diferente dos outros ratos cinzas. Nenhum dos ratos quer ser seu amigo, então ele parte em busca de amigos e encontra diferentes animais ao longo de sua jornada. A narrativa é simples e comovente, oferecendo inúmeras oportunidades para discutir o valor de aceitar as diferenças e o que realmente significa ser amigo. Além disso, “Você Quer Ser Meu Amigo” faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) voltado para Creche e pré -escola da Educação infantil.

Além de usar essa história como ponto de partida para falar sobre amizade, podemos incentivar os alunos a se colocarem no lugar dos personagens e refletirem sobre suas próprias amizades. A seguir, separei algumas sugestões de atividades práticas para trabalhar em conjunto com o livro.
Roda de Conversa sobre Amizade
Objetivo: Refletir sobre o significado da amizade e compartilhar experiências pessoais.
Após a leitura do livro, organize uma roda de conversa. Pergunte aos alunos o que eles entenderam sobre a história e o que a amizade significa para eles. Incentive-os a compartilhar quem consideram seus amigos e por quê.
Utilize perguntas reflexivas como: “O que faz de alguém um bom amigo?”, “Como vocês se sentem quando estão com seus amigos?” e “O que podemos fazer para ser bons amigos?”.
Cartões de Amizade
Objetivo: Expressar carinho e apreciação pelos colegas.
Peça para cada aluno criar um cartão para um colega. Eles podem desenhar, escrever mensagens curtas ou usar adesivos e outros materiais para decorar. Incentive-os a pensar em algo positivo que apreciam sobre o amigo que receberá o cartão.

Árvore da Amizade
Objetivo: Representar simbolicamente a importância dos amigos na vida de cada um.
Crie uma árvore de papel na parede da sala e peça para cada aluno desenhar ou escrever o nome de um amigo em uma “flor” de papel. À medida que a árvore for sendo preenchida, os alunos poderão visualizar o valor da amizade, a diferença das flores e o quanto cada um faz a árvore se tornar especial.
Aproveite o momento para destacar o quanto as flores são diferentes e deixam a árvore ainda mais bonita, reforçando a ideia de que cada um é importante e contribui para um ambiente harmonioso e acolhedor.
O livro “Você Quer Ser Meu Amigo”, pode ser usado como leitura recorrente para momentos de acolhimento e reconciliação entre os alunos. Sempre que houver algum conflito ou desentendimento, relembrar a história pode ajudar as crianças a refletirem sobre suas atitudes e reforçar a mensagem de que a amizade é construída com respeito e compreensão.
Estamos chegando ao fim deste ano letivo e espero que você consiga em sala de aula ter uma celebração das amizades e dos laços construídos ao longo do ano. E que, ao iniciar um novo ano, cada criança leve consigo as lições de respeito, cooperação e empatia aprendidas em sala de aula. Como professores, temos o privilégio de plantar as sementes para uma sociedade mais colaborativa e empática, onde as crianças crescem com a compreensão de que cada amizade fortalece a jornada.
Experimente essas atividades com sua turma e compartilhe suas reflexões comigo e com a FTD Educação! Ao unir forças e compartilhar experiências, podemos construir uma rede de apoio e inspiração para que mais educadores continuem promovendo o valor da amizade nas salas de aula.
E você, quais são suas estratégias favoritas para promover o espírito de amizade em sala de aula? Compartilhe suas ideias e inspire outros educadores!

Lorena Carvalho é uma pedagoga com mais de uma década de experiência, destacando-se como professora alfabetizadora, formadora de professores e desenvolvedora de projetos educacionais. Em 2015, fundou o site Professora Coruja para fortalecer a comunicação entre educadores e criar uma comunidade solidária.
Com formação especializada como Orientadora Montessori para crianças de 3 a 6 anos, obtida no Instituto de Educação Maria Montessori Portugal, Lorena traz uma abordagem pedagógica inovadora e centrada na criança. Seu canal no YouTube, com mais de 12 milhões de visualizações, oferece recursos valiosos para professores no Brasil e no exterior.
Lorena já lecionou em diversas realidades escolares, de escolas periféricas a particulares, e trabalha com empresas de Educação, ministrando palestras, treinamentos e cursos para formação de professores. Seus recursos pedagógicos já foram utilizados em mais de 20 países e sua dedicação à melhoria da Educação inspira e transforma a prática educacional, contribuindo para um futuro melhor.