Poucos tópicos provocam tanto debate quanto falar sobre métodos de alfabetização.
Existe um único método de alfabetizar? Qual seria o melhor? A resposta não é tão simples assim, mas a verdade é que não existe um único modo de alfabetizar ou um único método incrivelmente perfeito!
A alfabetização é um processo complexo, influenciado por uma variedade de fatores, incluindo o contexto sociocultural, as características individuais dos alunos e as práticas pedagógicas adotadas pelos professores.
Podemos analisar que algumas pesquisas têm identificado métodos que se destacam por sua eficácia, entre eles o método fônico. Segundo um estudo realizado na Universidade Stanford, alunos alfabetizados com o método fônico apresentaram um progresso significativamente maior na leitura do que aqueles alfabetizados por outros métodos.
Entre as várias estratégias de alfabetização, o método fônico envolve o ensino explícito das relações entre letras e sons, ajudando os alunos a “decifrar” palavras novas e desconhecidas. Estudos demonstram que o ensino fônico sistemático e explícito é particularmente eficaz para crianças pequenas, incluindo aquelas que enfrentam dificuldades de aprendizagem. (Adams, 2018)
Adams, M. J. Beginning to Read: Thinking and Learning about Print. Cambridge, MA: The MIT Press.
Os benefícios incluem:
- Proporcionar uma base sólida para a leitura independente
- Melhorar a fluência na leitura
- Ampliar o vocabulário e a compreensão textual
Já a alfabetização sistemática refere-se a uma abordagem estruturada e sequencial para o ensino da leitura e escrita. Ao invés de ensinar de forma aleatória, podemos, gradualmente, introduzir habilidades de leitura e escrita de maneira lógica e cumulativa.
Essa abordagem é particularmente benéfica nos Anos Iniciais, quando as bases para a alfabetização estão sendo construídas. A alfabetização sistemática não só melhora as habilidades de leitura e escrita dos alunos, mas também aumenta sua confiança e motivação.
E podemos entender a motivação como um fator crucial no comprometimento e engajamento dos alunos nas atividades de leitura. Quando eles se sentem mais capazes e confiantes em suas habilidades de leitura, a motivação para aprender aumenta, resultando em um maior envolvimento nas tarefas e, consequentemente, em melhores resultados.
Para implementar essas estratégias de forma eficaz, é importante seguir algumas práticas comprovadas como:
- Leitura Compartilhada: Praticar a leitura em voz alta com os alunos, modelando estratégias de decodificação e compreensão.
- Escrita Guiada: Proporcionar oportunidades para que os alunos escrevam regularmente com orientação e feedback construtivo.
- Ambiente Alfabetizador: Criar uma sala de aula rica em textos, com acesso fácil a livros, revistas e outros materiais de leitura.
A coleção A Conquista Língua Portuguesa, do 1º ao 5º ano, é uma ferramenta valiosa para apoiar nesse processo de alfabetização e sua consolidação. Cada volume proporciona uma ampla diversidade temática, de gêneros textuais, pontos de vista e funções da linguagem. Esse enfoque abrangente e estruturado visa desenvolver plenamente as competências, habilidades e atitudes necessárias para a proficiência na Língua Portuguesa.
Essa coleção faz parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), garantindo que seu conteúdo esteja alinhado às diretrizes curriculares nacionais e seja acessível a escolas públicas de todo o país.
Embora não exista um método único que funcione para todas as crianças, a combinação de alfabetização sistemática e instrução fônica tem se mostrado altamente eficaz. Um professor informado e bem preparado é essencial para implementar essas estratégias, adaptando-as às necessidades individuais dos alunos. Assim, podemos garantir que cada criança tenha a oportunidade de se tornar um leitor confiante e competente.
A alfabetização nos Anos Iniciais é mais do que ensinar letras e sons; é abrir as portas para um mundo de conhecimento e possibilidades.
Lorena Carvalho é uma pedagoga com mais de uma década de experiência, destacando-se como professora alfabetizadora, formadora de professores e desenvolvedora de projetos educacionais. Em 2015, fundou o site Professora Coruja para fortalecer a comunicação entre educadores e criar uma comunidade solidária.
Com formação especializada como Orientadora Montessori para crianças de 3 a 6 anos, obtida no Instituto de Educação Maria Montessori Portugal, Lorena traz uma abordagem pedagógica inovadora e centrada na criança. Seu canal no YouTube, com mais de 12 milhões de visualizações, oferece recursos valiosos para professores no Brasil e no exterior.
Lorena já lecionou em diversas realidades escolares, de escolas periféricas a particulares, e trabalha com empresas de Educação, ministrando palestras, treinamentos e cursos para formação de professores. Seus recursos pedagógicos já foram utilizados em mais de 20 países e sua dedicação à melhoria da Educação inspira e transforma a prática educacional, contribuindo para um futuro melhor.