As fábulas sempre tiveram um lugar especial no nosso coração. Quem nunca ouviu falar da formiga trabalhadora ou do leão generoso que perdoa o ratinho? Essas histórias, além de fazerem parte da nossa história de vida, trazem lições valiosas que, ao serem integradas no processo de alfabetização, ajudam a desenvolver a linguagem, a imaginação e o pensamento crítico. No contexto da Educação Infantil, as fábulas se tornam uma poderosa ferramenta pedagógica que vai além da simples leitura, oferecendo múltiplas oportunidades de aprendizado.
Por meio de narrativas curtas, com enredos simples e personagens, geralmente animais, as crianças conseguem identificar conflitos e refletir sobre as atitudes dos personagens. Além disso, as fábulas exploram a repetição de palavras e estruturas linguísticas, o que facilita a aquisição de vocabulário e a compreensão de textos.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a importância de apresentar às crianças diferentes gêneros textuais, como as fábulas, para o desenvolvimento da oralidade, da escrita e da leitura. Incorporar esse tipo de narrativa no processo de alfabetização, permite trabalhar competências essenciais previstas na BNCC, como a escuta ativa, a interpretação de textos e a construção de argumentos.
Atividades criativas com fábulas na alfabetização
Para você já colocar em prática aí na sua sala de aula, separei algumas sugestões de atividades para explorar as fábulas de maneira dinâmica e criativa:
1. Dramatização
Uma excelente maneira de ajudar as crianças a internalizar o conteúdo das fábulas é encená-las. Organizar pequenas dramatizações com os estudantes permite que eles assumam o papel dos personagens e vivenciem a história de forma mais profunda. Essa atividade estimula a oralidade, a expressão corporal e ajuda a trabalhar o entendimento da moral da história.
Dica: Escolha fábulas como A Cigarra e a Formiga ou O Leão e o Rato para introduzir temas como trabalho em equipe e empatia.

2. Criação de fábulas
Após a leitura de algumas fábulas, incentive as crianças a criar suas próprias histórias. Elas podem inventar novos personagens, novos desafios e novas morais. Essa atividade desenvolve a criatividade e a escrita, além de permitir que eles expressem suas ideias de forma estruturada.
Dica: Use A Lebre e a Tartaruga como inspiração para os estudantes criar uma nova versão da corrida, com obstáculos e resultados diferentes. Isso pode enriquecer a capacidade de raciocínio e construção de narrativas.
3. Discussão de valores
As fábulas sempre trazem uma moral no final da história, que muitas vezes envolve valores como honestidade, paciência e respeito. Após ler a fábula, promova uma roda de conversa para discutir as lições aprendidas. Pergunte o que eles fariam no lugar das personagens e quais ensinamentos eles podem aplicar no dia a dia.
Dica: Para essa atividade, fábulas como O Lobo e o Cordeiro podem abrir espaço para discutir julgamentos precipitados e a importância de não se deixar enganar pelas aparências.
4. Fábulas e sons
Muitas fábulas utilizam sons característicos, como o rugido do leão ou o coaxar de sapos. Crie uma atividade em que os estudantes, em grupo, produzam sons que representam os diferentes momentos da fábula lida. O uso de instrumentos musicais ou objetos simples, como copos, pedras ou papéis podem enriquecer a experiência, ajudando a desenvolver a consciência fonológica e o ritmo.
A coleção Porta Aberta e o uso de fábulas na alfabetização

Para professores que procuram recursos didáticos alinhados à BNCC, a coleção Porta Aberta da FTD Educação é uma ótima opção. Essa coleção está disponível para as escolas adotantes do PNLD 2022 – Educação Infantil; ela oferece uma abordagem pedagógica completa para esse segmento de ensino, com materiais que incentivam a exploração de diferentes gêneros textuais, incluindo as fábulas.
A coleção ainda proporciona ferramentas para o desenvolvimento da linguagem e promove a curiosidade natural das crianças por meio de atividades interativas, lúdicas e criativas. Com a coleção Porta Aberta, você terá um suporte adicional para aplicar atividades que estimulem a leitura, a escrita e a reflexão, sempre de forma envolvente e divertida.
Como integrar a tecnologia no ensino de fábulas
A tecnologia pode ser uma grande aliada na alfabetização. Existem várias ferramentas digitais que podem complementar o trabalho com fábulas em sala de aula:
- Vídeos animados: Plataformas como YouTube Kids oferecem uma vasta gama de fábulas animadas, o que facilita o entendimento das histórias para crianças mais novas e ajuda a captar a atenção daqueles que estão começando a ler.
- Aplicativos de leitura: Aplicativos como o Epic! – Kids’ Books & Reading ou o Tocalivros possui uma seção infantil que inclui contos e fábulas com uma curadoria que podem ser usados em atividades de leitura compartilhada ou para leitura individual das crianças.
- Jogos interativos: Jogos como os da plataforma Toca Boca podem ser utilizados para complementar as lições de valores transmitidas nas fábulas. Eles permitem que as crianças interajam com personagens e ambientes de forma criativa, ajudando a reforçar a aprendizagem.
Criando memórias e promovendo o aprendizado
As fábulas não apenas entretêm, mas também ensinam lições importantes que as crianças podem carregar para a vida. Incorporar essas histórias ao processo de alfabetização ajuda a criar memórias afetivas e a desenvolver uma base sólida para o aprendizado da leitura e da escrita. Mais do que ensinar a decodificar palavras, o uso de fábulas na alfabetização permite que as crianças desenvolvam o prazer pela leitura, a capacidade crítica e o respeito pelos valores morais.
Ao explorar essas narrativas e lições de vida de maneira criativa e envolvente, damos a oportunidade de formar nossos pequenos em leitores competentes e se tornarem cidadãos conscientes. Aproveite as fábulas como uma poderosa ferramenta educativa que vai muito além das palavras no papel, elas são portas para um mundo de aprendizado que conecta histórias, emoções e valores.
E já me conta aqui nos comentários, como você utiliza fábulas na sua sala de aula?

Lorena Carvalho é uma pedagoga com mais de uma década de experiência, destacando-se como professora alfabetizadora, formadora de professores e desenvolvedora de projetos educacionais. Em 2015, fundou o site Professora Coruja para fortalecer a comunicação entre educadores e criar uma comunidade solidária.
Com formação especializada como Orientadora Montessori para crianças de 3 a 6 anos, obtida no Instituto de Educação Maria Montessori Portugal, Lorena traz uma abordagem pedagógica inovadora e centrada na criança. Seu canal no YouTube, com mais de 12 milhões de visualizações, oferece recursos valiosos para professores no Brasil e no exterior.
Lorena já lecionou em diversas realidades escolares, de escolas periféricas a particulares, e trabalha com empresas de Educação, ministrando palestras, treinamentos e cursos para formação de professores. Seus recursos pedagógicos já foram utilizados em mais de 20 países e sua dedicação à melhoria da Educação inspira e transforma a prática educacional, contribuindo para um futuro melhor.
