Ir para o conteúdo
PNLD
  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
  • Ensino Médio
  • EJA
  • Blog PNLD
  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
  • Ensino Médio
  • EJA
  • Blog PNLD

Em Movimento Linguagens e suas Tecnologias

Acessar página
Em Movimento Linguagens e suas Tecnologias

Acessar página

Ensino Médio
Categoria 2

Em Movimento Linguagens e suas Tecnologias

Página Inicial > Obras > Em Movimento Linguagens e suas Tecnologias

Sobre a obra

A coleção Em Movimento de Linguagens e suas Tecnologias aborda temas como acessibilidade, culturas juvenis, mídias digitais e sustentabilidade. Desenvolve habilidades críticas, sociais e de produção textual, promovendo a reflexão e a ação dos estudantes.

Informações sobre esta obra

Editora responsável

Ana Luíza Martignoni Spínola

Composição

Volume único

Coleção

Em Movimento

Matéria

Linguagens e suas tecnologias

Ano PNLD

2026

Código da Obra

0054 P26 01 02 201 000

Copiar Código
Compartilhar

Projetos Integradores

Os Projetos Integradores estimulam o trabalho interdisciplinar e colaborativo. Permitem que os estudantes apliquem em situações reais e práticas os conhecimentos adquiridos ao longo de suas jornadas escolares e vivências pessoais. Outro ponto importante dos Projetos Integradores é sua interface com o mundo do trabalho, auxiliando os estudantes a conhecer aspectos do mercado de trabalho e no seu planejamento de vida.

Acessibilidade: os museus são para todos?

Temas Contemporâneos Transversais
  • Educação em direitos humanos
  • Ciência e tecnologia
Objetos de Conhecimento

Estudar a curadoria de informação e a relação entre textos, explorando também processos de criação, materialidades, contextos e práticas.

Juventudes: como valorizar as manifestações e culturas juvenis na escola?

Temas Contemporâneos Transversais
  • Educação em direitos humanos
  • Diversidade cultural
Objetos de Conhecimento

Aplicar estratégias de leitura para apreender os sentidos globais do texto, explorando a multissemiose e a relação entre textos. Desenvolver escuta ativa e aplicar estratégias de produção, como planejamento, textualização e revisão/edição para aprimorar a comunicação escrita.

Mídias digitais: é tudo verdade?

Temas Contemporâneos Transversais
  • Ciência e tecnologia
  • Educação em direitos humanos
Objetos de Conhecimento

Desenvolver curadoria de informação, explorando a relação entre textos e o contexto de produção. Aplicar estratégias de leitura para apreender os sentidos globais, considerando a experimentação de papéis sociais, elementos da linguagem e práticas culturais. Refletir sobre o processo de criação, matrizes estéticas, patrimônio cultural e tecnologia.

Papo aberto: como mediar conflitos na escola?

Temas Contemporâneos Transversais
  • Direitos da criança e do adolescente
  • Educação em direitos humanos
Objetos de Conhecimento

Desenvolver habilidades de escuta e distinção entre fato e opinião, além de incentivar a apreciação e réplica em debates. Focar o planejamento e a participação em debates regrados, discutir temas controversos de interesse social e produzir textos orais sobre a defesa de direitos e a participação social.

Imagens: manipulamos ou somos manipulados?

Temas Contemporâneos Transversais
  • Ciência e tecnologia
  • Educação para o consumo
  • Trabalho
  • Diversidade cultural
  • Educação em direitos humanos
Objetos de Conhecimento

Aplicar estratégias de leitura para apreender os sentidos globais do texto, explorando a multissemiose e a relação entre textos. Desenvolver estratégias de produção com foco no planejamento de textos informativos, além de técnicas de escrita, revisão e edição.

Sustentabilidade: como reduzir os impactos ambientais por meio do consumo consciente?

Temas Contemporâneos Transversais
  • Educação ambiental
  • Educação para o consumo
  • Vida familiar e social
  • Educação em direitos humanos
Objetos de Conhecimento

Desenvolver curadoria de informações, estimulando conversação espontânea e estratégias de leitura para compreender os sentidos dos textos. Fomentar escuta ativa, textualização de textos informativos, considerando contexto, processos de criação e patrimônio cultural, com foco em arte e tecnologia.

Destaques da obra

  • Coloca o estudante como foco do processo de aquisição de saberes, com o professor atuando como orientador.
  • Oferece as orientações necessárias para a investigação, organização e aplicação do conhecimento produzido.
  • Não apresenta longos textos teóricos, mas sim atividades organizadas para auxiliar o trabalho do professor e a aprendizagem do estudante.
  • Desenvolve competências socioemocionais, incluindo autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.

Manual do Professor

Orientações gerais:
Apresenta a estrutura da obra, as metodologias ativas, os temas contemporâneos transversais e estratégias de inclusão, garantindo uma abordagem atualizada e relevante.

Orientações específicas:
Define o perfil ideal do professor para cada projeto e destaca as habilidades e competências que serão trabalhadas ao longo do processo.

Orientações didáticas:
Fornece direções claras para cada atividade, com sugestões de condução e respostas complementares, facilitando a implementação do projeto com eficácia.

Veja uma prévia de cada livro

pnld-2026-ensino-medio-projetos-integradores-em-movimento-linguagens-e-suas-tecnologias-previa

Livro do Professor - Volume Único

Visualizar
Baixar

Livro do Professor - Volume Único

VisualizarDownload
×

Manual do Professor

Orientações gerais:
Apresenta a estrutura da obra, as metodologias ativas, os temas contemporâneos transversais e estratégias de inclusão, garantindo uma abordagem atualizada e relevante.

Orientações específicas:
Define o perfil ideal do professor para cada projeto e destaca as habilidades e competências que serão trabalhadas ao longo do processo.

Orientações didáticas:
Fornece direções claras para cada atividade, com sugestões de condução e respostas complementares, facilitando a implementação do projeto com eficácia.

Principais seções da obra

Abertura

Apresentação do tema, da pergunta-chave e da importância do projeto.

Visão Geral do Projeto

Resumo do que será produzido em cada etapa.

Atividades

Desafios individuais, em duplas e coletivos, que enriquecem os conteúdos.

Organizando os Trabalhos

Dicas para o desenvolvimento bem-sucedido das etapas.

Produto Final

Diretrizes para a elaboração do trabalho final.

Avaliação

Avaliação do aprendizado e das atitudes dos estudantes.

Mundo do Trabalho

Reflexão sobre a conexão entre o projeto e o mercado de trabalho.

Recursos Digitais

O PNLD 2026 Ensino Médio oferece a versão HTML5 do Livro do Estudante e do Manual do Professor. Os materiais digitais (HTML5) são enriquecidos com Objetos Educacionais Digitais (OEDs) que complementam e ampliam as temáticas exploradas nos textos e nas atividades da obra, dentre eles:

PODCASTS

  • Acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência
  • Cultura escolar e culturas juvenis
  • Agências de checagem de desinformação
  • As palavras na mediação de conflitos
  • Filtros de imagem das redes sociais afetam a autoimagem dos jovens?

CARROSSÉIS DE IMAGENS

  • Guerra, Paz e as obras de Portinari
  • Dia da sobrecarga da Terra: o que ajuda e o que atrapalha

VÍDEOS

  • Slam – O desafio da poesia urbana
  • Aprenda a fazer um videotutorial
  • Bullying e o Brasil

INFOGRÁFICOS CLICÁVEIS

  • Como fazer a identificação de imagens criadas por IA?
  • Objetivos da ONU para o desenvolvimento sustentável

MAPA CLICÁVEL

  • Pessoas com deficiência no Brasil

Veja uma prévia de cada livro

pnld-2026-ensino-medio-projetos-integradores-em-movimento-linguagens-e-suas-tecnologias-previa

Livro do Professor - Volume Único

Linguagens e suas tecnologias
Visualizar
Baixar

Quer ficar por dentro das novidades do PNLD?

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos especiais para fazer a melhor escolha.

Inscreva-se

Educação Infantil

  • Veja como foi o PNLD 2022
  • Em breve

Ensino Fundamental Anos Iniciais

  • Conheça o PNLD 2023
  • Objeto 1 - Livro do Estudante e Manual do Professor
  • Objeto 2 - Livro e Manual de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem
  • Objeto 3 - Obras Literárias
  • Objeto 4 - Obras Pedagógicas e Recursos Educacionais Digitais (REDs)

Ensino Fundamental Anos Finais

  • Conheça o PNLD 2024
  • Objeto 1 - Coleções Didáticas
  • Objeto 2 - Recursos Educacionais Digitais (REDs)
  • Objeto 3 - Obras Literárias

Ensino Médio

  • Conheça o PNLD 2026 Ensino Médio
  • Categoria 1 - Obras didáticas
  • Categoria 2 - Projetos Integradores

Educação de Jovens e Adultos

  • Conheça a EJA 2026
  • Anos Iniciais
  • Anos Finais

Central de Relacionamento

  • Ligue 0800 772 2300
  • Das 8 h às 18 h - De segunda a sexta-feira

Saiba Mais Acesse Também

  • Blog do PNLD - Descomplicando
  • Sobre a FTD Educação

Siga Nossas Redes Sociais

© FTD Educação – Todos os direitos reservados
  • Privacidade e Proteção de Dados
  • Termos de Uso
  • Contato

Escolha onde deseja compartilhar!

WhatsApp
LinkedIn
X
Telegram
Facebook
Email
Para fechar, clique em qualquer lugar fora desta janela ou no “x” no canto superior direito.

Receba as últimas novidades!

Cadastre-se abaixo

Preparamos um e-book exclusivo sobre o Novo Ensino Médio.

Eu quero!

Quero meu e-book agora!

Áreas de Conhecimento

Estes são os componentes curriculares presentes em cada área de conhecimento

Linguagens e suas Tecnologias 1

Língua Portuguesa, Redação e Arte

Linguagens e suas Tecnologias 2

Língua Inglesa e Língua Espanhola

Linguagens e suas Tecnologias 3

Educação Física

Matemática e suas Tecnologias

Matemática

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Biologia, Física e Química --

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

História, Geografia, Filosofia e Sociologia

Educação Digital

Educação Digital

Área de conhecimento

Linguagens e suas Tecnologias 1


Componente Curricular/Disciplina

Língua Portuguesa, Redação e Artes

Área de conhecimento

Linguagens e suas Tecnologias 2


Componente Curricular/Disciplina

Língua Inglesa e Língua Espanhola

Área de conhecimento

Linguagens e suas Tecnologias 3


Componente Curricular/Disciplina

Educação Física

Área de conhecimento

Educação Digital


Componente Curricular/Disciplina

Educação Digital

Área de conhecimento

Matemática e Suas Tecnologias


Componente Curricular/Disciplina

Matemática

Área de conhecimento

Ciências da Natureza e suas Tecnologias


Componente Curricular/Disciplina

Biologia, Física e Química

Área de conhecimento

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas


Componente Curricular/Disciplina

História, Geografia, Filosofia e Sociologia

Linguagens e suas Tecnologias 1

Língua Portuguesa, Redação e Artes

Linguagens e suas Tecnologias 2

Língua Inglesa e Língua Espanhola

Linguagens e suas Tecnologias 3

Educação Física

Educação
Digital

Educação Digital

Matemática e suas Tecnologias

Matemática --

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Biologia, Física e Química --

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

História, Geografia, Filosofia e Sociologia