Ir para o conteúdo
PNLD
  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
  • Ensino Médio
  • EJA
  • Blog PNLD
  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
  • Ensino Médio
  • EJA
  • Blog PNLD

A Conquista — História – PNLD 2024 – Objeto 1

Acessar página
A Conquista — História – PNLD 2024 – Objeto 1

Acessar página

Ensino Fundamental Anos Finais
Objeto 1

A Conquista — História

Página Inicial > Obras > A Conquista — História – PNLD 2024 – Objeto 1

Sobre a obra

A coleção A Conquista — História está organizada em ordem cronológica e procura explorar os conhecimentos prévios dos estudantes, desenvolvendo uma relação entre o passado e o presente, pois parte da premissa de que o estudo do passado é fundamental para se compreender e analisar criticamente o mundo contemporâneo. Além de trazer os conteúdos tradicionais da disciplina de História, a obra promove reflexões a respeito de temas centrais da atualidade.

Recursos Digitais:

  • Carrossel de imagens
  • Infográficos

Informações sobre esta obra

Autoria

Gislane Azevedo, Leandro Calbente e Reinaldo Seriacopi

Composição

4 volumes

Coleção

sem-colecao

Matéria

História

Ano PNLD

2024

Código da Obra

0081 P24 01 00 208 040

Copiar Código
Compartilhar

Destaques da obra

  • Conteúdos com linguagem acessível e atraente.
  • Sólido trabalho com imagens, usando mapas, pinturas e gravuras como ferramentas metodológicas para a apresentação dos conteúdos para os estudantes.
  • Promove um ensino dinâmico e comprometido com a formação de cidadãos críticos e atuantes, interessados na construção de uma sociedade mais justa e digna, que valorize a tolerância, a pluralidade, o respeito e a democracia.
  • Trabalho amplo em torno da história da África e dos afrodescendentes, bem como a dos povos indígenas brasileiros, abordados com profundidade ao longo da coleção.

Manual do Professor

Geral

São expostos os referenciais teóricos que norteiam a obra como um todo, algumas reflexões sobre ensino e aprendizagem de História e as conexões entre a obra e a BNCC.

Específica

Correspondentes ao Livro do estudante, são sugestões de estratégias didático-pedagógicas que buscam auxiliar o trabalho do professor dentro e fora da sala de aula.

Veja uma prévia de cada livro

Não há prévias para mostrar no momento

Nenhuma prévia encontrada.

Manual do Professor

Geral

São expostos os referenciais teóricos que norteiam a obra como um todo, algumas reflexões sobre ensino e aprendizagem de História e as conexões entre a obra e a BNCC.

Específica

Correspondentes ao Livro do estudante, são sugestões de estratégias didático-pedagógicas que buscam auxiliar o trabalho do professor dentro e fora da sala de aula.

Principais seções da obra

Abertura de unidade

Vincula o conceito da unidade a aspectos do universo da cultura dos estudantes, mobilizando conhecimentos prévios para que se possa atribuir sentido ao que será abordado.

Enquanto isso...

Trabalha a simultaneidade, explorando assuntos que ocorreram no mesmo período do capítulo estudado, mas em outras regiões do mundo.

Olho vivo

Propõe a leitura e a análise detalhada de imagens.

Raio X

Leva o estudante a compreender a construção do pensamento histórico e a percepção de como o historiador procura obter informações a respeito do passado.

Pesquisa & Ação

Trabalha com diferentes práticas de pesquisa e traz oportunidades para o estudante ser capaz de compreender, interpretar e formular ideias científicas, de maneira contextualizada e, sempre que possível, ligadas ao seu cotidiano e de sua comunidade.

Saiba mais sobre a autoria

pnld-2024-objeto-1-autoria-imagem-gislane-azevedo

Gislane Azevedo

Mestra em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi professora universitária, pesquisadora e professora de História do Ensino Fundamental e do Médio nas redes pública e privada.

pnld-2024-objeto-1-autoria-imagem-leandro-calbente

Leandro Calbente

Bacharel em História e Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciências (História Econômica) pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi professor de História do Ensino Fundamental e do Médio na rede pública. Editor e autor de materiais didáticos.

pnld-2024-objeto-1-autoria-imagem-reinaldo-seriacopi

Reinaldo Seriacopi

Bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e Comunicação Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior. Editor especializado na área de História.

Quer ficar por dentro das novidades do PNLD?

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos especiais para fazer a melhor escolha.

Inscreva-se

Educação Infantil

  • Veja como foi o PNLD 2022
  • Em breve

Ensino Fundamental Anos Iniciais

  • Conheça o PNLD 2023
  • Objeto 1 - Livro do Estudante e Manual do Professor
  • Objeto 2 - Livro e Manual de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem
  • Objeto 3 - Obras Literárias
  • Objeto 4 - Obras Pedagógicas e Recursos Educacionais Digitais (REDs)

Ensino Fundamental Anos Finais

  • Conheça o PNLD 2024
  • Objeto 1 - Coleções Didáticas
  • Objeto 2 - Recursos Educacionais Digitais (REDs)
  • Objeto 3 - Obras Literárias

Ensino Médio

  • Conheça o PNLD 2026 Ensino Médio
  • Categoria 1 - Obras didáticas
  • Categoria 2 - Projetos Integradores

Educação de Jovens e Adultos

  • Conheça a EJA 2026
  • Anos Iniciais
  • Anos Finais

Central de Relacionamento

  • Ligue 0800 772 2300
  • Das 8 h às 18 h - De segunda a sexta-feira

Saiba Mais Acesse Também

  • Blog do PNLD - Descomplicando
  • Sobre a FTD Educação

Siga Nossas Redes Sociais

© FTD Educação – Todos os direitos reservados
  • Privacidade e Proteção de Dados
  • Termos de Uso
  • Contato

Escolha onde deseja compartilhar!

WhatsApp
LinkedIn
X
Telegram
Facebook
Email
Para fechar, clique em qualquer lugar fora desta janela ou no “x” no canto superior direito.

Receba as últimas novidades!

Cadastre-se abaixo