Na obra 360° Redação, os estudantes vão se ambientar à prova de redação do Enem por meio da assimilação de seus fundamentos, critérios avaliativos e da análise minuciosa de redações que, nos últimos anos, receberam a nota máxima no exame. Além disso, vão estudar a estrutura de diversos gêneros textuais e serão convidados a aplicar seus conhecimentos em produções textuais próprias.
Maria Tereza Arruda Campos, Lucas Sanches Oda, Greta Marchetti, Thiago Gaudêncio e Wilker Sousa
Volume único
360o
Redação
2026
0024 P26 01 01 218 810
Primeira parte – Conhecendo a obra: Além da fundamentação teórica, apresenta propostas extras de simulado da redação do Enem e traz a organização da obra e uma sugestão de cronograma para o trabalho com o volume.
Segunda parte – Encaminhamento das unidades: Apresenta objetivos, competências e habilidades mobilizadas e estratégias didáticas para cada uma das seções das unidades do Livro do Estudante.
Terceira parte – Respostas das atividades: Reúne as respostas detalhadas das atividades do Livro do Estudante, por vezes acompanhadas de comentários para subsidiar e potencializar o aproveitamento das propostas pelo professor.
Primeira parte – Conhecendo a obra: Além da fundamentação teórica, apresenta propostas extras de simulado da redação do Enem e traz a organização da obra e uma sugestão de cronograma para o trabalho com o volume.
Segunda parte – Encaminhamento das unidades: Apresenta objetivos, competências e habilidades mobilizadas e estratégias didáticas para cada uma das seções das unidades do Livro do Estudante.
Terceira parte – Respostas das atividades: Reúne as respostas detalhadas das atividades do Livro do Estudante, por vezes acompanhadas de comentários para subsidiar e potencializar o aproveitamento das propostas pelo professor.
Sempre acompanhada de uma imagem, cuja leitura e atividades subsequentes apresentam e introduzem o tema de estudo.
Apresenta um ou mais textos de diferentes gêneros que dialogam com o tema da unidade e proporcionam o aprendizado do texto dissertativo-argumentativo ao propiciarem o aprendizado da competência argumentativa.
É responsável por convidar os estudantes a produzir textos de diferentes gêneros, mantendo a predominância de propostas de produção que simulam a redação do Enem.
Apresenta formalmente a proposta de produção de texto e o passo a passo para que os estudantes produzam o gênero solicitado.
Além dos livros impressos, o PNLD Ensino Médio 2026-2029 oferece a versão HTML5 do Livro do Estudante e do Manual do Professor. Os materiais digitais (HTML5) são enriquecidos com Objetos Educacionais Digitais (OEDs) que complementam e ampliam as temáticas exploradas nos textos e nas atividades da obra, dentre eles:
Esses OEDs são identificados por meio de ícones, facilitando a associação entre o livro e os recursos digitais, com o objetivo de acrescentar, ampliar e dinamizar os temas e os conteúdos tratados.
Graduada em Letras – USP. Mestra em Didática – USP. Doutora em Linguística Aplicada – PUC. Larga experiência como professora de Língua Portuguesa. Coordenadora da área de Linguagens. Pesquisadora na área de Linguística e autora de obras didáticas.
Doutora e mestra em Linguística Aplicada – PUC. Graduada em Letras – USP. Estuda psicanálise – SEDES. Autora de livros didáticos, coordena grupos de estudo de literatura, na formulação de conteúdos educacionais, participa de júri de concursos, como o Prêmio Jabuti.
Professor. Licenciado em Letras e mestrado em Linguística – UNICAMP, doutorado em Filosofia e pós-doutorado em Linguística – UNIFESP. Produz materiais didáticos há mais de dez anos. Também é autor de mais de dez histórias em quadrinhos indicadas aos principais prêmios do Brasil.
Educador, autor de material didático. Graduado em Letras – UFPB, Pedagogia – Uninove e Direito – UNIPÊ. Mestre em Letras – USP e pós-graduado – UNIP, Gestão Escolar – FMU e Direito do Trabalho – Anhembi Morumbi. Professor no Ensino Superior e avaliador de redação em exames de larga escala.
Professor, escritor, crítico literário. Bacharel em Jornalismo – Cásper Líbero e em Letras – USP. Mestre e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada – USP. Estudou um semestre na Universidade Paris-IV Sorbonne. Autor de livros didáticos, contos, artigos e resenhas sobre literatura.
Assine a nossa newsletter e receba conteúdos especiais para fazer a melhor escolha.
Cadastre-se abaixo
Estes são os componentes curriculares presentes em cada área de conhecimento
Língua Portuguesa, Redação e Arte
Língua Inglesa e Língua Espanhola
Educação Física
Matemática
Biologia, Física e Química
História, Geografia, Filosofia e Sociologia
Educação Digital
Linguagens e suas Tecnologias 1
Língua Portuguesa, Redação e Artes
Linguagens e suas Tecnologias 2
Língua Inglesa e Língua Espanhola
Linguagens e suas Tecnologias 3
Educação Física
Educação Digital
Educação Digital
Matemática e Suas Tecnologias
Matemática
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Biologia, Física e Química
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
História, Geografia, Filosofia e Sociologia
Língua Portuguesa, Redação e Artes
Língua Inglesa e Língua Espanhola
Educação Física
Educação Digital
Matemática --
Biologia, Física e Química --
História, Geografia, Filosofia e Sociologia