Categoria II - ANOS INICIAIS

O menino e o maestro

Código da obra: 0626 P23 03 02 000 000

Autoria: Ana Maria Machado
Temas: Família, amigos e escola; O mundo natural e social; Autoconhecimento, sentimentos e emoções; Encontros com a diferença
Gênero: Conto
Ilustrações: Vinicius Sabbato

O menino e o maestro é uma história sobre a força da música e da amizade, capazes de promover esperança e transformação. Trata-se do encontro entre Teleco, um menino que vive na favela e toca tamborim na bateria mirim de uma escola de samba, e o personagem conhecido como maestro, que, além de reger a roda de choro do morro, toca clarinete na orquestra sinfônica do Teatro Municipal. O maestro reconhece o talento impressionante do menino e leva-o para conhecer a orquestra, além de apresentá-lo às composições de Mozart, tão diferentes daquelas as que ele está acostumado a tocar na bateria.

Destaques da obra:

A obra tem a capacidade de despertar interesse e encantamento em relação à linguagem da música, mostrando a potência dessa arte e a transformação social que ela é capaz de gerar.

Acompanha textos complementares sobre conceitos musicais (ritmo, melodia e harmonia; e arranjo) e sobre Guido Sant’Anna, um menino da vida real que, assim como o protagonista, tem uma história incrível ligada à música clássica.

A música é quase uma personagem, seja por estar presente no enredo a partir de uma perspectiva afetiva, seja por apresentar aos leitores aspectos da música clássica e da música popular brasileira.

Assista ao vídeo da obra:

Conheça outras obras:

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Pular para o conteúdo