>
>
Minha família Enauenê

Categoria II - ANOS INICIAIS

Minha família Enauenê

Código da obra: 0666 P23 03 02 000 000

Autoria: Rita Carelli 
Temas: Família, amigos e escola; O mundo natural e social; Autoconhecimento, sentimentos e emoções; Encontros com a diferença 
Gênero: Conto
Ilustrações: Anabella López

Minha família Enauenê narra as memórias autobiográficas da autora, Rita Carelli, que viveu parte de sua infância em uma aldeia indígena no estado de Mato Grosso. Em meio às descobertas entre os indígenas, cujos costumes e cultura contrastam com os que conhecia da cidade, a narradora aprende a se integrar a uma nova sociedade. Sua família é acolhida pelos indígenas e ela ganha uma segunda família, afetiva. A narradora também percebe os papéis sociais estabelecidos para homens e mulheres na aldeia, os quais a colocam diante de um impasse: prefere brincar, nadar no rio e jogar futebol — atividades reservadas aos meninos — a realizar as tarefas destinadas às meninas, que lhe parecem menos divertidas. 

Destaques da obra:

A obra conta com as belas imagens criadas pela ilustradora argentina Anabella López. Suas ilustrações misturam pintura e colagem, exploram contrastes e trazem detalhes importantes desse povo indígena. 

Minha família Enauenê contém um posfácio escrito pela antropóloga e escritora Betty Mindlin. Em suas palavras, a autora “mergulhou no mundo indígena e guardou uma compreensão que talvez poucos profissionais sejam capazes de atingir”.

O livro aborda, de maneira sensível, questões como os papéis sociais, a divisão do trabalho, a diversidade cultural, a aceitação da diferença e os diferentes modos de vida.

Assista ao vídeo da obra:

Conheça outras obras:

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Pular para o conteúdo