Com a ideia de que a arte pode estar em todo lugar, a obra Arte Por Toda Parte propõe que os estudantes do Ensino Médio estabeleçam diálogos entre suas experiências e seus interesses e os diferentes contextos artísticos e culturais apresentados no volume. Dessa forma, busca-se formar os estudantes para o mundo contemporâneo, a vida comunitária, o mercado de trabalho e a vida cidadã e democrática, além de prepará-los para a continuidade nos estudos.
Solange Utuari, Bruno Fischer, Débora Rosa e Pascoal Ferrari
Volume único
Por toda parte
Arte
2026
0025 P26 01 01 218 810
Parte geral:
Apresenta a estrutura da obra e os princípios que embasam a proposta teórico-metodológica para os diversos percursos conceituais, poéticos, estéticos, artísticos e educativos trabalhados.
Parte específica:
Fornece orientações para os percursos didáticos em Arte, comentários a respeito de temas, conceitos, fruição e leitura de imagens, processos de criação e poéticas artísticas. Além disso, traz indicações das habilidades e competências da BNCC que podem ser desenvolvidas e sugestões didáticas para trabalhar a interdisciplinaridade, as metodologias ativas e os processos de avaliação e autoavaliação das aprendizagens dos estudantes.
Parte geral:
Apresenta a estrutura da obra e os princípios que embasam a proposta teórico-metodológica para os diversos percursos conceituais, poéticos, estéticos, artísticos e educativos trabalhados.
Parte específica:
Fornece orientações para os percursos didáticos em Arte, comentários a respeito de temas, conceitos, fruição e leitura de imagens, processos de criação e poéticas artísticas. Além disso, traz indicações das habilidades e competências da BNCC que podem ser desenvolvidas e sugestões didáticas para trabalhar a interdisciplinaridade, as metodologias ativas e os processos de avaliação e autoavaliação das aprendizagens dos estudantes.
Propostas que estimulam a conversação, a formulação de hipóteses, a reflexão e interpretações de obras artísticas, entre outras.
Sugestões para o fazer artístico em diversas linguagens e artes integradas, organizadas em planejamento, criação, avaliação e compartilhamento.
Apresenta relações entre arte, tempo, cultura, matrizes culturais, linguagens artísticas, tecnologias e movimentos.
Relações entre Arte e outras áreas do conhecimento, em diálogo com os Temas Contemporâneos Transversais e Linguagens e Tecnologias.
Além dos livros impressos, o PNLD Ensino Médio 2026-2029 oferece a versão HTML5 do Livro do Estudante e do Manual do Professor. Os materiais digitais (HTML5) são enriquecidos com Objetos Educacionais Digitais (OEDs) que complementam e ampliam as temáticas exploradas nos textos e nas atividades da obra, dentre eles:
Esses OEDs são identificados por meio de ícones, facilitando a associação entre o livro e os recursos digitais, com o objetivo de acrescentar, ampliar e dinamizar os temas e os conteúdos tratados.
Educadora, escritora e artista visual. Doutora em Educação, Arte e História da Cultura – MACKENZIE. Mestre em Artes Visuais – Unesp. Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas – UMC. Especializada em Antropologia – FESPSP. Especializada em Arte-Educação – USP.
Educador, escritor e artista. Mestre em Comunicação e Semiótica – PUC-SP. Licenciado em Educação Artística pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (FAMOSP). Autor de livros e propostas curriculares, pesquisa e desenvolve trabalhos sobre a dança em escolas.
Educadora e escritora. Mestra pelo programa Educação, Arte e História da Cultura – MACKENZIE. Tecnóloga em Design de Interiores – USP e Artes Visuais – UNICSUL. Atuou como educadora e supervisora de estagiários na Bienal de São Paulo e em unidades do SESC-SP.
Educador, escritor, ator e diretor teatral. Mestre em Ensino – UNICSUL. Especializado em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP. Licenciado em Teatro – UNIÍTALO-SP. Licenciado em Pedagogia – UNICASTELO. Licenciado em Psicologia – UBC.
Assine a nossa newsletter e receba conteúdos especiais para fazer a melhor escolha.
Cadastre-se abaixo
Estes são os componentes curriculares presentes em cada área de conhecimento
Língua Portuguesa, Redação e Arte
Língua Inglesa e Língua Espanhola
Educação Física
Matemática
Biologia, Física e Química
História, Geografia, Filosofia e Sociologia
Educação Digital
Linguagens e suas Tecnologias 1
Língua Portuguesa, Redação e Artes
Linguagens e suas Tecnologias 2
Língua Inglesa e Língua Espanhola
Linguagens e suas Tecnologias 3
Educação Física
Educação Digital
Educação Digital
Matemática e Suas Tecnologias
Matemática
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Biologia, Física e Química
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
História, Geografia, Filosofia e Sociologia
Língua Portuguesa, Redação e Artes
Língua Inglesa e Língua Espanhola
Educação Física
Educação Digital
Matemática --
Biologia, Física e Química --
História, Geografia, Filosofia e Sociologia