A obra 360° Educação Digital tem como foco principal colaborar com a formação integral e cidadã dos estudantes do Ensino Médio frente aos desafios do mundo contemporâneo, principalmente nos temas relacionados às transformações sociais, econômicas, tecnológicas e culturais que fazem parte de suas vivências. Entre os temas abordados na obra estão o impacto das redes sociais na vida individual e coletiva, o uso e as aplicações da inteligência artificial (IA) e os efeitos sociais da automatização do trabalho na indústria.
Angel Honorato, Michely Alves Tonett e Ricardo de Castilho Selke
Volume único
360o
Educação Digital
2026
0037 P26 01 01 201 813
Parte geral:
Apresenta um texto introdutório com a concepção da obra e a importância da Educação Digital diante dos desafios contemporâneos da era digital, na qual as informações são acessíveis em grande quantidade e as barreiras geográficas são transpostas principalmente pelos meios instrumentalizados pela informática e pela internet. Também são apresentados textos de documentos oficiais, as principais escolhas metodológicas que permeiam a obra e orientam seus objetivos gerais e específicos e indicações de leitura complementar para o professor. Além disso, é apresentado um quadro com uma sugestão de distribuição e ordenação de conteúdos, as habilidades desenvolvidas e um cronograma de trabalho.
Parte específica:
Traz orientações acerca de cada um dos elementos apresentados no Livro do Estudante, buscando contribuir com o trabalho do professor e sua prática docente. Nessa parte, também são apresentadas atividades complementares e textos que podem enriquecer as discussões propostas aos estudantes.
Parte geral:
Apresenta um texto introdutório com a concepção da obra e a importância da Educação Digital diante dos desafios contemporâneos da era digital, na qual as informações são acessíveis em grande quantidade e as barreiras geográficas são transpostas principalmente pelos meios instrumentalizados pela informática e pela internet. Também são apresentados textos de documentos oficiais, as principais escolhas metodológicas que permeiam a obra e orientam seus objetivos gerais e específicos e indicações de leitura complementar para o professor. Além disso, é apresentado um quadro com uma sugestão de distribuição e ordenação de conteúdos, as habilidades desenvolvidas e um cronograma de trabalho.
Parte específica:
Traz orientações acerca de cada um dos elementos apresentados no Livro do Estudante, buscando contribuir com o trabalho do professor e sua prática docente. Nessa parte, também são apresentadas atividades complementares e textos que podem enriquecer as discussões propostas aos estudantes.
Apresenta imagens e questionamentos relacionados à temática geral a ser desenvolvida nos capítulos.
Tem o objetivo de introduzir o tema geral que será trabalhado ao longo do capítulo.
Propõe a resolução de problemas do cotidiano relacionados à temática abordada no capítulo.
Encerra a unidade por meio de uma proposta de trabalho em grupo que mobiliza os principais conceitos estudados.
Além dos livros impressos, o PNLD Ensino Médio 2026-2029 oferece a versão HTML5 do Livro do Estudante e do Manual do Professor. Os materiais digitais (HTML5) são enriquecidos com Objetos Educacionais Digitais (OEDs) que complementam e ampliam as temáticas exploradas nos textos e nas atividades da obra, dentre eles:
Esses OEDs são identificados por meio de ícones, facilitando a associação entre o livro e os recursos digitais, com o objetivo de acrescentar, ampliar e dinamizar os temas e os conteúdos tratados.
Educador, escritor e coordenador de projetos editoriais. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática – UTFPR. Especialista em Metodologias de Ensino em Matemática e Física – UNINTER. Licenciado em Física – UTFPR e em Matemática – UNINTER. Autor de obras didáticas.
Educadora, editora e autora de materiais didáticos. Especialista em História Contemporânea e Relações Internacionais – PUCPR e bacharela e licenciada em Geografia – UFPR. Atua na análise, edição, revisão e autoria de conteúdos educacionais para diversas etapas do ensino.
Autor de livros e materiais didáticos para a Educação Básica, editor de Ciências Humanas e supervisor editorial. Mestre em História e graduado em Ciências Sociais – UFSC, com larga experiência no mercado editorial.
Assine a nossa newsletter e receba conteúdos especiais para fazer a melhor escolha.
Cadastre-se abaixo
Estes são os componentes curriculares presentes em cada área de conhecimento
Língua Portuguesa, Redação e Arte
Língua Inglesa e Língua Espanhola
Educação Física
Matemática
Biologia, Física e Química
História, Geografia, Filosofia e Sociologia
Educação Digital
Linguagens e suas Tecnologias 1
Língua Portuguesa, Redação e Artes
Linguagens e suas Tecnologias 2
Língua Inglesa e Língua Espanhola
Linguagens e suas Tecnologias 3
Educação Física
Educação Digital
Educação Digital
Matemática e Suas Tecnologias
Matemática
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Biologia, Física e Química
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
História, Geografia, Filosofia e Sociologia
Língua Portuguesa, Redação e Artes
Língua Inglesa e Língua Espanhola
Educação Física
Educação Digital
Matemática --
Biologia, Física e Química --
História, Geografia, Filosofia e Sociologia