A coleção Em Movimento apresenta projetos interdisciplinares que pretendem mobilizar o protagonismo juvenil, as habilidades cognitivas e as habilidades socioemocionais. Além disso, as ações propostas estimulam a investigação e instigam a reflexão sobre aspectos da vida pessoal e profissional dos estudantes.
Áreas de conhecimento desta coleção:
Ampliar horizontes é ir além, enxergar novas possibilidades e construir caminhos para um futuro melhor. A coleção Horizontes conecta aprendizagem e prática, preparando os estudantes para desafios reais e incentivando o protagonismo em ações que geram impacto positivo na comunidade. Com projetos dinâmicos e integradores, os estudantes desenvolvem competências essenciais para a vida e para o mercado de trabalho, transformando conhecimento em oportunidades.
Áreas de conhecimento desta coleção:
A Coleção 360º convida os estudantes a explorarem o aprendizado de forma completa e envolvente, contando com uma abordagem que estimula a curiosidade, a reflexão e a construção do conhecimento de forma dinâmica.
A coleção também é composta por obras que primam pelo rigor conceitual e que apresentam os conteúdos de forma atualizada e contextualizada. Permitem o trabalho com os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) e o desenvolvimento de competências e habilidades. Além de promoverem situações que valorizam o protagonismo dos estudantes, assim como incentivam a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel social.
Áreas de conhecimento desta coleção:
A coleção Por Toda Parte tem como intuito ampliar o acesso ao conhecimento, valorizando a experiência do estudante como cidadão no mundo. Com uma abordagem dinâmica e conectada à realidade, a coleção apresenta conteúdos que dialogam com diferentes contextos históricos e contemporâneos, tornando o aprendizado mais significativo e acessível.
A coleção também tem como um de seus pilares estabelecer conexões entre os conteúdos trabalhados e o cotidiano dos estudantes, tornando o aprendizado mais significativo. Valoriza o protagonismo, o pensamento crítico e a tomada de decisões conscientes. Além disso, está alinhada com os documentos e normas que regem o Ensino Médio atualmente, possibilitando o desenvolvimento de habilidades, competências e dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs).
Áreas de conhecimento desta coleção:
A coleção Aprender sem barreiras foi elaborada com o objetivo de preparar os estudantes da Educação de Jovens e Adultos para os desafios do mundo digital, apresentando as diferentes linguagens nos ambientes digitais, as implicações do uso de novas tecnologias no cotidiano e o impacto positivo da cultura digital na sociedade.
A coleção Convivências – Educação de Jovens e Adultos, voltada para o segundo segmento da EJA, aborda os objetos de conhecimento por meio de temas atuais e relevantes, com atividades contextualizadas que dialogam diretamente com o cotidiano dos educandos. Dessa forma, o aprendizado torna-se mais envolvente e significativo.
A obra é inclusiva, atendendo a estudantes de diferentes perfis, e oferece estratégias diversificadas que auxiliam no desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para compreender o mundo ao seu redor, preparando-os para os desafios da vida pessoal e do mercado de trabalho.
A coleção foi pensada a partir de quatro pilares essenciais:
A coleção Reconquista – Educação de Jovens e Adultos oferece conhecimentos, habilidades e competências que permitem aos estudantes da EJA compreender diferentes fenômenos naturais, sociais e culturais. A concepção de aprendizagem presente na coleção está fundamentada na ideia de que o estudante aprende de forma mais significativa confrontando sua experiência e utilizando-a como referência para a elaboração de novos conhecimentos. Na coleção são trabalhados temas contemporâneos e relevantes, como fakenews, inteligência artificial, inclusão e mudanças climáticas e como eles dialogam com a realidade dos estudantes da modalidade.
A coleção Reconquista é voltada para estudantes que não tiveram acesso ao ensino regular ou que precisaram interromper seus estudos e agora estão retomando-os. A proposta de ensino desta coleção considera o repertório dos estudantes, auxiliando-os a organizá-lo e ampliá-lo, de acordo com os conceitos sistematizados pelas diferentes áreas do conhecimento.
A coleção foi pensada a partir de quatro pilares essenciais:
A coleção #Sintonia tem como compromisso oferecer conhecimentos atualizados e estratégias educacionais de qualidade, conectadas às necessidades de estudantes e professores. Sua proposta pedagógica se apoia em quatro princípios fundamentais: garantir a aprendizagem ativa dos estudantes; promover a formação continuada de professores e gestores educacionais; utilizar recursos tecnológicos como estratégia educacional e potencializar o aprendizado de habilidades socioemocionais.
A coleção é composta de obras dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Educação Física.
Os conteúdos são apresentados de forma organizada e bem estruturada, o que facilita o trabalho de planejamento docente. Além disso, as propostas de planos de desenvolvimento, sequências didáticas, relatórios e indicadores do acompanhamento da aprendizagem e materiais audiovisuais complementam e aprofundam as aprendizagens dos estudantes.
A coleção, composta pelas obras dos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática, apresenta conteúdos que complementam e aprofundam as aprendizagens dos estudantes.
As propostas de planos de desenvolvimento, sequências didáticas, relatórios e indicadores do acompanhamento da aprendizagem, além de materiais audiovisuais, apoiam o planejamento docente e possibilitam a aplicação de uma série de práticas pedagógicas diversificadas em sala de aula.
A coleção do PNLD 2023, Objeto 4, tem o objetivo de apoiar professores e gestores escolares na aplicação de processos que oportunizem a prática de avaliações diagnóstica, formativa e de resultado, considerando as particularidades do contexto educacional de cada instituição e as condições de aprendizagem, incentivando a cultura avaliativa na escola.
Um volume destinado ao professor + Um volume endereçado ao gestor da instituição escolar.
Cada livro da coleção traz uma abordagem específica e ambos se complementam sobre o tema da avaliação.
Os Livros de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem da coleção Portais trazem atividades que favorecem o diálogo e a pluralidade de ideias e estratégias do estudante. Os Livros de Práticas também oportunizam o mapeamento e o acompanhamento da progressão da aprendizagem, colaborando assim para o desenvolvimento das habilidades necessárias ao pleno exercício da cidadania bem como das habilidades indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos componentes essenciais preconizados pela Política Nacional de Alfabetização (PNA).
Os Manuais de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem apresentam ao professor sugestões de encaminhamento didático das atividades propostas nos Livros de Práticas, além de outros recursos que auxiliam o trabalho docente.
Os Livros Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem da coleção Bons Amigos apresentam atividades que têm como foco oportunizar momentos de práticas de fixação, de verificação da aprendizagem, de revisão de conteúdos estudados e de acompanhamento dos avanços dos estudantes com base nos componentes e nas habilidades indicadas na Política Nacional de Alfabetização (PNA) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Desta maneira, é possível contribuir para o desenvolvimento de diversos processos cognitivos e sistematizar a consolidação da aprendizagem do respectivo ano de ensino.
Os Manuais de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem (disponíveis no formato digital em PDF) trazem orientações que enriquecem as atividades dos Livros de Práticas, podendo ser adequadas de acordo com o desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes e o planejamento docente.
Os Livros de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem da coleção Entrelaços reúnem propostas e atividades que promovem primeiramente a revisão do que já foi visto pelo estudante e, na sequência, sugerem práticas com conteúdos que estão sendo vistos em sala de aula. Estes dois momentos são acompanhados por sugestões de avaliação, garantindo ao professor informações que lhe permitem planejar as aulas e analisar o caminho pedagógico que está sendo seguido.
Complementando esse material didático, os Manuais de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem trazem para o professor encaminhamentos didáticos das atividades propostas nos Livros de Práticas, além de outros recursos que auxiliam o trabalho docente. Todo o conteúdo dialoga com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA), possibilitando um aprendizado significativo ao promover, ao mesmo tempo, a consolidação das aprendizagens e o desenvolvimento das diferentes habilidades e competências.
Alinhados aos propósitos gerais da coleção A Conquista, os Livros de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem apresentam atividades que possibilitam avaliar a aprendizagem dos estudantes e dar suporte para ampliar seus conhecimentos ou superar possíveis dificuldades que venham a ter. Desta forma, colaboram para apoiar e consolidar os processos de alfabetização e alfabetização matemática no Ensino Fundamental Anos Iniciais.
O material didático tem como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA). O Livro de Práticas é complementado pelo Manual de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem, no qual o professor encontra sugestões de exploração das atividades, que podem ser adaptadas sempre que necessário, tendo-se em vista as demandas específicas de turmas ou estudantes e, também, o planejamento docente.
Considerando as mais recentes pesquisas na área de ensino e aprendizagem e propondo abordagens baseadas em evidências científicas, a coleção Portais da Matemática apresenta estratégias eficazes para apoiar o trabalho do professor e o aprendizado dos estudantes.
Os conteúdos dos materiais, referenciados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Política Nacional de Alfabetização (PNA), favorecem o diálogo e a pluralidade de ideias e estratégias, que colaboram para o desenvolvimento das habilidades necessárias ao pleno exercício da cidadania.
A coleção apresenta seções que exploram oportunidades de avaliação ao longo do ano escolar. Cada obra traz uma avaliação diagnóstica no início do volume, avaliações de processo ao final de algumas unidades e uma seção de avaliação de resultado no final da obra
A coleção Bons Amigos foi desenvolvida para atender aos fundamentos pedagógicos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e da PNA (Política Nacional de Alfabetização). A forma como os conteúdos estão apresentados apoia o professor no planejamento das aulas, oferecendo ferramentas para um trabalho que contribui com a formação cidadã e crítica dos estudantes.
A coleção Entrelaços foi elaborada para aliar conceitos e práticas que apoiam o professor no seu cotidiano com abordagens baseadas em evidências científicas e fundamentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Política Nacional de Alfabetização (PNA).
Os materiais levam em consideração o ritmo dos estudantes e fazem uso de práticas contextualizadas, com referências curriculares que os professores conhecem e dominam.
A coleção apresenta seções que exploram oportunidades de avaliação ao longo do ano escolar. Cada obra traz uma avaliação diagnóstica no início do volume, avaliações de processo ao final de algumas unidades e uma seção de avaliação de resultado ao final da obra.
A Conquista é uma coleção que se preocupa em apoiar a formação integral do estudante, incentivando sua participação em situações comunicativas diversificadas, promovendo o contato com temas contemporâneos e estabelecendo relações entre os conceitos estudados e as situações do cotidiano.
Trazendo conteúdos referenciados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Política Nacional de Alfabetização (PNA), a coleção organiza as propostas desenvolvidas no Ensino Fundamental Anos Iniciais de modo linear, o que favorece a aprendizagem gradual e progressiva dos estudantes e apoia o planejamento docente.
Autores presentes nesta coleção:
Isabella Carpaneda; José Ruy Giovanni Jr.; Geslie Coelho; Alfredo Boulos Júnior; Edilson Adão; Laercio Furquim Jr.; Solange Utuari; Carlos E. Kater; Bruno Fischer; Pascoal Fernando Ferrari; Roberta Bueno; Thiago Macedo e Gabriela Finco.
A Conquista é uma coleção que se preocupa em apoiar a formação integral do estudante, incentivando sua participação em situações comunicativas diversificadas, promovendo o contato com temas contemporâneos e estabelecendo relações entre os conceitos estudados e as situações do cotidiano.
Trazendo conteúdos referenciados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Política Nacional de Alfabetização (PNA), a coleção organiza as propostas desenvolvidas no Ensino Fundamental Anos Iniciais de modo linear, o que favorece a aprendizagem gradual e progressiva dos estudantes e apoia o planejamento docente.
Autores presentes nesta coleção:
Isabella Carpaneda; José Ruy Giovanni Jr.; Geslie Coelho; Alfredo Boulos Júnior; Edilson Adão; Laercio Furquim Jr.; Solange Utuari; Carlos E. Kater; Bruno Fischer; Pascoal Fernando Ferrari; Roberta Bueno; Thiago Macedo e Gabriela Finco.
A coleção Entrelaços foi elaborada para aliar conceitos e práticas que apoiam o professor no seu cotidiano com abordagens baseadas em evidências científicas e fundamentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Política Nacional de Alfabetização (PNA).
Os materiais levam em consideração o ritmo dos estudantes e fazem uso de práticas contextualizadas, com referências curriculares que os professores conhecem e dominam.
A coleção apresenta seções que exploram oportunidades de avaliação ao longo do ano escolar. Cada obra traz uma avaliação diagnóstica no início do volume, avaliações de processo ao final de algumas unidades e uma seção de avaliação de resultado ao final da obra.
A coleção Bons Amigos foi desenvolvida para atender aos fundamentos pedagógicos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e da PNA (Política Nacional de Alfabetização). A forma como os conteúdos estão apresentados apoia o professor no planejamento das aulas, oferecendo ferramentas para um trabalho que contribui com a formação cidadã e crítica dos estudantes.
Considerando as mais recentes pesquisas na área de ensino e aprendizagem e propondo abordagens baseadas em evidências científicas, a coleção Portais da Matemática apresenta estratégias eficazes para apoiar o trabalho do professor e o aprendizado dos estudantes.
Os conteúdos dos materiais, referenciados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Política Nacional de Alfabetização (PNA), favorecem o diálogo e a pluralidade de ideias e estratégias, que colaboram para o desenvolvimento das habilidades necessárias ao pleno exercício da cidadania.
A coleção apresenta seções que exploram oportunidades de avaliação ao longo do ano escolar. Cada obra traz uma avaliação diagnóstica no início do volume, avaliações de processo ao final de algumas unidades e uma seção de avaliação de resultado no final da obra
Alinhados aos propósitos gerais da coleção A Conquista, os Livros de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem apresentam atividades que possibilitam avaliar a aprendizagem dos estudantes e dar suporte para ampliar seus conhecimentos ou superar possíveis dificuldades que venham a ter. Desta forma, colaboram para apoiar e consolidar os processos de alfabetização e alfabetização matemática no Ensino Fundamental Anos Iniciais.
O material didático tem como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA). O Livro de Práticas é complementado pelo Manual de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem, no qual o professor encontra sugestões de exploração das atividades, que podem ser adaptadas sempre que necessário, tendo-se em vista as demandas específicas de turmas ou estudantes e, também, o planejamento docente.
Os Livros de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem da coleção Entrelaços reúnem propostas e atividades que promovem primeiramente a revisão do que já foi visto pelo estudante e, na sequência, sugerem práticas com conteúdos que estão sendo vistos em sala de aula. Estes dois momentos são acompanhados por sugestões de avaliação, garantindo ao professor informações que lhe permitem planejar as aulas e analisar o caminho pedagógico que está sendo seguido.
Complementando esse material didático, os Manuais de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem trazem para o professor encaminhamentos didáticos das atividades propostas nos Livros de Práticas, além de outros recursos que auxiliam o trabalho docente. Todo o conteúdo dialoga com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA), possibilitando um aprendizado significativo ao promover, ao mesmo tempo, a consolidação das aprendizagens e o desenvolvimento das diferentes habilidades e competências.
Os Livros Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem da coleção Bons Amigos apresentam atividades que têm como foco oportunizar momentos de práticas de fixação, de verificação da aprendizagem, de revisão de conteúdos estudados e de acompanhamento dos avanços dos estudantes com base nos componentes e nas habilidades indicadas na Política Nacional de Alfabetização (PNA) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Desta maneira, é possível contribuir para o desenvolvimento de diversos processos cognitivos e sistematizar a consolidação da aprendizagem do respectivo ano de ensino.
Os Manuais de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem (disponíveis no formato digital em PDF) trazem orientações que enriquecem as atividades dos Livros de Práticas, podendo ser adequadas de acordo com o desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes e o planejamento docente.
Os Livros de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem da coleção Portais trazem atividades que favorecem o diálogo e a pluralidade de ideias e estratégias do estudante. Os Livros de Práticas também oportunizam o mapeamento e o acompanhamento da progressão da aprendizagem, colaborando assim para o desenvolvimento das habilidades necessárias ao pleno exercício da cidadania bem como das habilidades indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos componentes essenciais preconizados pela Política Nacional de Alfabetização (PNA).
Os Manuais de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem apresentam ao professor sugestões de encaminhamento didático das atividades propostas nos Livros de Práticas, além de outros recursos que auxiliam o trabalho docente.
A coleção do PNLD 2023, Objeto 4, tem o objetivo de apoiar professores e gestores escolares na aplicação de processos que oportunizem a prática de avaliações diagnóstica, formativa e de resultado, considerando as particularidades do contexto educacional de cada instituição e as condições de aprendizagem, incentivando a cultura avaliativa na escola.
Um volume destinado ao professor + Um volume endereçado ao gestor da instituição escolar.
Cada livro da coleção traz uma abordagem específica e ambos se complementam sobre o tema da avaliação.
A coleção, composta pelas obras dos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática, apresenta conteúdos que complementam e aprofundam as aprendizagens dos estudantes.
As propostas de planos de desenvolvimento, sequências didáticas, relatórios e indicadores do acompanhamento da aprendizagem, além de materiais audiovisuais, apoiam o planejamento docente e possibilitam a aplicação de uma série de práticas pedagógicas diversificadas em sala de aula.
A coleção é composta de obras dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Educação Física.
Os conteúdos são apresentados de forma organizada e bem estruturada, o que facilita o trabalho de planejamento docente. Além disso, as propostas de planos de desenvolvimento, sequências didáticas, relatórios e indicadores do acompanhamento da aprendizagem e materiais audiovisuais complementam e aprofundam as aprendizagens dos estudantes.
A coleção #Sintonia tem como compromisso oferecer conhecimentos atualizados e estratégias educacionais de qualidade, conectadas às necessidades de estudantes e professores. Sua proposta pedagógica se apoia em quatro princípios fundamentais: garantir a aprendizagem ativa dos estudantes; promover a formação continuada de professores e gestores educacionais; utilizar recursos tecnológicos como estratégia educacional e potencializar o aprendizado de habilidades socioemocionais.
Conheça nossas obras didáticas e obras literárias
Assine a nossa newsletter e receba conteúdos especiais para fazer a melhor escolha.
Cadastre-se abaixo