>
>
Conheça mais sobre a obra Vamos ao teatro! – PNLD 2023 – Objeto 3

Conheça mais sobre a obra Vamos ao teatro! – PNLD 2023 – Objeto 3

Histórias que falam de construção de caráter e cidadania

Vamos ao teatro!, de Gianni Rodari, é um convite ao exercício da imaginação, pois desafia os leitores a idealizarem três representações cênicas, com a ajuda das rubricas do texto e das ilustrações que delineiam a trama teatral. Há ludicidade, comicidade e dinamismo na configuração desta obra que abarca textos concisos e cheios de reflexões. Os personagens cativam com fanfarrice nas atitudes, ironia nas falas e altruísmo nas ações. 

A editora da FTD Educação, Camila Saraiva, mostra a relação da obra com a atualidade, seus pontos fortes e ajuda você, professor, a entender por que adotar o livro durante a escolha no PNLD 2023 – Objeto 3.

Conte um pouco sobre a obra e a relação dela com os temas da atualidade.

A obra literária Vamos ao teatro! reúne três peças de teatro do escritor e poeta italiano Gianni Rodari (1920-1980). Duas delas são adaptações de contos conhecidos do público infantojuvenil, “A roupa nova do imperador” e “A falsa adormecida no bosque”, e a terceira, “A Sociedade da Coruja”, é de sua autoria. As peças têm como temas amizade, diversão, aventura, enigma, suspense e ética. 

Quais são os pontos fortes da leitura da obra para o professor e para os estudantes?

O autor da obra é ninguém menos que Gianni Rodari. Mestre da fantasia e um grande defensor da importância da imaginação das crianças, o autor nasceu na Itália, em uma cidade chamada Omegna, em 1920. Estudou em internato, foi jornalista e se especializou em literatura infantil ao longo de sua carreira, tornando-se um dos mais importantes autores do gênero, traduzido e reconhecido no mundo todo. Rodari recebeu o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantojuvenil. Também foi professor e se aproximou da abordagem pedagógica praticada nas escolas de Reggio Emilia, cidade italiana que se tornou referência mundial em educação. 

Por reunir essa diversidade temática, ter protagonistas infantis e apresentar linguagem teatral, a obra oferece grande potencial para trabalhar com os estudantes de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental a percepção estética, a imaginação e a criatividade, seja pelo convite a idealizar representações cênicas das histórias, seja pela própria leitura da obra, cheia de ludicidade e humor.

Como a obra pode colaborar na formação leitora dos estudantes? O que você diria ao professor de escola pública para fomentar essa formação, na escola e fora dela?

A obra Vamos ao teatro! faz parte do gênero textual teatro. Este gênero é um importante aliado no trabalho com estudantes que já passaram pela primeira fase de alfabetização e se encaminham à consolidação da fluência e da autonomia leitora. Por meio de práticas sociais de leitura que visam fluência em leitura oral, desenvolvimento e aperfeiçoamento do vocabulário e compreensão global do texto, o trabalho deve acompanhar o incentivo à fruição literária, ou seja, o incentivo à aquisição da leitura como atividade lúdica, que implica também afetos e sentidos. Com essa obra de Rodari, os estudantes vão poder observar características de textos teatrais, como rubricas, apresentação de personagens e divisão da peça em cenas, bem como ilustrações que delineiam a trama teatral. 

Gostou das dicas? Acesse o site agora mesmo, aproveite a degustação da obra e baixe também o Manual Digital do Professor: pnld.ftd.com.br

Sobre a editora: 

Camila Saraiva trabalha há 18 anos no mercado editorial, 15 anos como editora de literatura infantojuvenil e está há 5 anos na FTD Educação. É formada em Jornalismo (Cásper Líbero) e História (USP), com especialização em Publishing Books (Yale University), Publishing Management (FGV) e Jornalismo Internacional (PUC).

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Pular para o conteúdo