A importância de discutir catástrofes naturais nas escolas
A tragédia no Rio Grande do Sul: Uma lembrança necessária
Infelizmente, as tempestades devastadoras que atingiram o Rio Grande do Sul recentemente caíram no esquecimento da maioria das pessoas. No entanto, os problemas causados por essas catástrofes naturais persistem, afetando milhares de pessoas, e é recorrente a cada ano, não só no Brasil, mas no mundo todo, por isso é fundamental em sala de aula trazermos esse assunto para aumentar a conscientização e promover ações preventivas.
Por que discutir catástrofes naturais?
Falar sobre desastres naturais nas escolas é essencial para educar os estudantes sobre os impactos ambientais e sociais. A Educação é a base para criar uma geração mais consciente e preparada para lidar com situações de emergência e discutir essas tragédias ajudam a desenvolver empatia e solidariedade entre os estudantes.
A criação de sistemas de drenagem eficientes, plantio de árvores e conservação de áreas verdes e envolver os estudantes em projetos comunitários pode ser uma maneira prática de ensiná-los sobre prevenção e cuidados com o meio ambiente.
O livro “Além da Chuva”, da FTD Educação, é um ótimo recurso para abordar esse tema de maneira lúdica. A história, centrada em situações envolvendo chuva, oferece uma oportunidade para discutir o impacto das tempestades e a importância da preparação.
Este livro está disponível para escolha no PNLD do Ensino Fundamental Anos Iniciais, é uma boa opção para trabalhar o tema em sala de aula. Através do livro, podemos desenvolver diversas atividades e projetos como:
Leitura e Discussão: Fazer a leitura do livro e discutir como os personagens enfrentam os desafios causados pela chuva.
Explore temas, como amizade, superação de desafios e a importância da empatia. Utilize perguntas como: O que você faria no lugar dos personagens? Como você se sente em dias de chuva? Como vocês se sentiriam e agiriam em situações semelhantes?
Projeto de Sustentabilidade: Peça aos estudantes para pesquisar medidas de prevenção contra enchentes e criar um plano para a comunidade. Utilize a história do livro para ilustrar a importância dessas medidas.
Atividade de Arte: Peça para que eles criem a sua própria chuva. Seria feita do que? Disponibilize tipos de papel, tecido, canetas e giz para uma maior criatividade.
Experimento de Precipitação
- Material: Recipientes transparentes, água, corante alimentício e creme de barbear.
- Atividade: Encha o recipiente com água, adicione creme de barbear no topo para simular nuvens. Pingue corante alimentício e observe a “chuva” cair.
Diário da Chuva: Se a sua região é um lugar que chove bastante aproveite para fazer um diário de chuva com seus estudantes.
- Material: Cadernos e lápis.
Durante uma semana, registre a quantidade de chuva diária usando copos medidores. Desenhe e anote as observações no diário.
Redação Criativa com final alternativo: Peça aos estudantes para escreverem um final alternativo para a história.
Manter a discussão sobre desastres naturais e suas prevenções é fundamental para formar cidadãos conscientes e preparados. Utilizar ferramentas como o livro “Além da Chuva” pode tornar o aprendizado mais dinâmico e eficaz, criando um ambiente onde os estdantes não apenas aprendem sobre os problemas, mas também se tornam parte da solução.
Quer saber mais sobre a obra? Acesse o site pnld.ftd.com.br e vamos juntos transformar a nossa sala de aula!
Lorena Carvalho é uma pedagoga com mais de uma década de experiência, destacando-se como professora alfabetizadora, formadora de professores e desenvolvedora de projetos educacionais. Em 2015, fundou o site Professora Coruja para fortalecer a comunicação entre educadores e criar uma comunidade solidária.
Com formação especializada como Orientadora Montessori para crianças de 3 a 6 anos, obtida no Instituto de Educação Maria Montessori Portugal, Lorena traz uma abordagem pedagógica inovadora e centrada na criança. Seu canal no YouTube, com mais de 12 milhões de visualizações, oferece recursos valiosos para professores no Brasil e no exterior.
Lorena já lecionou em diversas realidades escolares, de escolas periféricas a particulares, e trabalha com empresas de Educação, ministrando palestras, treinamentos e cursos para formação de professores. Seus recursos pedagógicos já foram utilizados em mais de 20 países e sua dedicação à melhoria da Educação inspira e transforma a prática educacional, contribuindo para um futuro melhor.