As obras + Ação na Escola e na Comunidade são compostas de 6 Projetos Integradores que trabalham temáticas que integram componentes curriculares de cada uma das áreas de conhecimento do Ensino Médio. As áreas do conhecimento são: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens.
Cada um dos livros, em sua área de conhecimento, ajuda a relacionar o conhecimento desenvolvido na escola com as necessidades e problemas da sociedade, ampliando a criatividade, a capacidade de inovação e a autonomia, promovendo muito + Ação na Escola e na Comunidade.
A coleção organiza o trabalho sempre em 3 etapas, descomplicando o processo de organização no uso da obra.
Cada um dos projetos foi desenvolvido para ser trabalhado em uma mesma quantidade de aulas, facilitando o planejamento do professor.
Apresenta o passo a passo do desenvolvimento do produto final, proporcionando autonomia aos estudantes.
Estrutura da Coleção
O conteúdo de cada projeto é estruturado da seguinte forma:
Marca o início do projeto, trazendo a temática, uma breve apresentação e o questionamento que norteará o trabalho a ser desenvolvido.
Apresenta um panorama do que será trabalhado no projeto: tema integrador, objetivos, justificativa, produto final e as Competências e Habilidades da BNCC que serão mobilizadas durante o desenvolvimento do projeto. Além disso, há um resumo do que será desenvolvido em cada etapa do projeto.
São desenvolvidos momentos de trabalho que visam mobilizar o estudante para desenvolvimento do projeto: conversa inicial, em foco e organizando os trabalhos.
A temática do projeto é trabalhada por meio de estudos orientados, textos e atividades apresentadas para os estudantes. O conhecimento desenvolvido aqui será essencial para a elaboração do produto final.
Esta etapa está dividida em dois momentos: o produto final e a avaliação.
Orienta, passo a passo, a realização de um trabalho que mobiliza todo o conhecimento desenvolvido ao longo do projeto. O produto final responde ao questionamento do início do projeto e, em geral, está estruturado para se compartilhado com a comunidade escolar ou do seu entorno.
São apresentados quadros com itens que devem ser observados ao longo do projeto. Estes itens são necessários para o professor avaliar cada um dos estudantes, além de os próprios estudantes se avaliarem e avaliarem os colegas.
O MATERIAL DO PROFESSOR É ESTRUTURADO PARA QUE, EM CADA PROJETO, OS SEGUINTES ITENS POSSAM SER ENCONTRADOS COM FACILIDADE:
> Competências e Habilidades da BNCC.
> Indicação do componente curricular com maior aderência ao tema do projeto.
> Materiais necessários para os projetos e sugestões de substituição.
> Sugestão de avaliação.
> Respostas e comentários para as atividades propostas para os estudantes.
> Orientações didáticas para todas as etapas.
> Cronograma geral para o desenvolvimento de cada projeto.
De forma rápida e fácil, é possível conhecer a temática de todos os projetos, bem como o seu produto final, o professor mais indicado para desenvolver o trabalho em cada um deles e um resumo dos objetivos de cada projeto.