AMPLIANDO O OLHAR PARA MOTIVAR PROJETOS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS TRANSFORMADORAS.
A obra Pensar, Sentir e Agir auxilia o estudante no desenvolvimento das habilidades necessárias para conhecer, planejar e concretizar seu projeto de vida. Elaborada de acordo com as Competências e Habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e associada a metodologias que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem, esta obra é um estímulo para que ele possa analisar os diferentes aspectos de sua realidade e os desafios que ela apresenta. Estar aberto às possibilidades que essa realidade oferece contribui para ampliar o olhar e explorar novas formas de atuar no mundo.
CONFIRA A MENSAGEM DO AUTOR
Assista ao vídeo da Coleção
Destaques da Coleção
Ao longo da obra, o estudante
tem a possibilidade de construir
seu projeto de vida registrando
o planejamento em etapas, o que
o auxiliaraá a visualizá-lo melhor
e a colocá-lo em prática para
alcançar seus objetivos.
Propostas de atividades com a participação da comunidade escolar e familiares fazem a interligação entre
os temas de cada módulo, auxiliando
o estudante a concretizar os
conhecimentos adquiridos.
As atividades propostas colocam o estudante no centro da aprendizagem, desenvolvendo sua autonomia e seu senso crítico.
Proporciona discussões em grupos, exercitando a escuta e o confronto de opiniões distintas. Propõe também reflexão sobre conhecimentos que o estudante já tem sobre os temas em discussão.
Atividade que conclui o trabalho com os três módulos, com a consolidação do projeto de vida do estudante construído ao longo do trabalho com a obra.
CONFIRA O LIVRO NA ÍNTEGRA.
LIVRO SUBMETIDO À AVALIAÇÃO.
Livro do Professor
O Livro do professor é dividido por aulas e para cada uma são fornecidas orientações sobre as atividades. Também são sugeridas atividades complementares, que podem ser adaptadas de acordo com a sala de aula, recursos disponíveis e cronograma do Projeto Pedagógico da Escola.
> Na aula final de cada capítulo, há a sugestão de uma ficha para os alunos, que sintetiza as aprendizagens realizadas e as relaciona à construção do projeto de vida. As fichas são retomadas ao longo do módulo e, ao final, gerará uma síntese para que o aluno reveja na Atividade Final.
> Três videotutoriais, um para cada módulo, fornecem ao professor uma visão geral da obra impressa, apresentando seus principais conteúdos e informações sobre a condução do trabalho em sala de aula.
Mapa de Conteúdos BNCC
O mapa possibilita verificar a estrutura da obra, conhecendo o que se pretende desenvolver em cada Módulo ou Unidade. Além dessas informações que facilitam o conhecimento e a apresentação do material, também estão apresentadas uma proposta de quantidade de aulas e uma sugestão de qual professor é o mais indicado para trabalhar o conteúdo.
Vídeos que apresentam um resumo de cada projeto, do início ao fim, possibilitando ao professor, conhecer previamente os trabalhos que serão realizados com os estudantes.