AUTOCONHECIMENTO E PROTAGONISMO NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE VIDA INSPIRADORES.
#MeuFuturo parte da perspectiva de acolhimento das juventudes e do incentivo ao protagonismo dos estudantes, auxiliando na tarefa de construir um projeto de vida que atenda expectativas nas esferas pessoal, cidadã e profissional.
O foco nessas dimensões busca preparar para os desafios da vida adulta em vários aspectos: no autoconhecimento; nas relações com os pares, a família e o mundo; e no planejamento do futuro, incluindo escolhas profissionais.
CONFIRA A MENSAGEM DA AUTORA
Assista ao vídeo da Coleção
Destaques da Coleção
A obra conta com uma estrutura simples e bastante convidativa, proporcionando a diferentes perfis de docentes segurança e autonomia para sua aplicação em sala de aula.
A seção Ponto a Ponto é destinada à construção de um diário pessoal que auxiliará os estudantes a olhar para o futuro e elaborar seus próprios
Projetos de Vida.
Por meio de textos autênticos e contemporâneos, os temas são trabalhados com leveza e pertinência, oferecendo ao professor ferramentas para a discussão de assuntos mais complexos sobre os aspectos relacionados à vivência de cada jovem.
Por meio da leitura de imagem e da realização de atividades, é mobilizado o conhecimento prévio dos estudantes a respeito das dimensões que pretendem ser aprofundadas.
Traz uma pergunta motivadora que aproxima os estudantes do tema aprofundado. Para auxiliar na reflexão, há um texto introdutório, um texto autêntico e um boxe sobre seu autor.
Seção destinada à leitura e à interpretação do texto autêntico que compõe a abertura do capítulo. Aqui, são propostas atividades reflexivas sobre o tema.
De modo parecido ao Para pensar… esta seção oferece espaço para reflexão em atividades que trazem propostas coletivas, mobilizando o grupo como um todo.
Esta seção explora, por meio de textos e atividades, conceitos relacionados a sentimentos, valores e/ou atitudes, validando a definição de Projeto de Vida adotada pela BNCC.
São sugeridas atividades práticas e coletivas que proporcionam aos estudantes vivências destinadas a consolidar os conhecimentos construídos ao longo do capítulo.
O objetivo desta seção é apresentar aos estudantes técnicas de registro para organização do tempo, de atividades e tarefas, além de estratégias de planejamento de metas, possibilitando, assim, a construção de um diário pessoal.
Seção que amplia o repertório sociocultural e criativo por meio de propostas de eventos que valorizam atividades práticas, favorecendo o diálogo com a comunidade escolar.
Ao final do volume, é apresentada a descrição das dez Competências Gerais da BNCC e das Competências e Habilidades específicas mobilizadas no decorrer de cada seção.
CONFIRA O LIVRO NA ÍNTEGRA.
LIVRO SUBMETIDO À AVALIAÇÃO.
Livro do Professor
Conta com um Manual que explica o que é um Projeto de Vida; o que a BNCC espera de um Projeto de Vida pensado na escola; a importância de a escola ser um espaço de acolhimento e como isso influencia na elaboração dos projetos.
> Trata de questões pedagógicas importantes para o desenvolvimento dos estudantes em sala, como o uso de metodologias ativas, orientações para o trabalho com projetos e diferentes tipos de avaliação que podem ser usados em Projeto de Vida.
> O Manual conta também com indicações de leituras e um referencial bibliográfico, possibilitando ao professor aprofundar sua formação no tema. Além disso, elenca quais são os objetivos de cada seção, evidenciando quais Competências e Habilidades da BNCC podem ser trabalhadas no decorrer da obra.
Mapa de Conteúdos BNCC
O mapa possibilita verificar a estrutura da obra, conhecendo o que se pretende desenvolver em cada Módulo ou Unidade. Além dessas informações que facilitam o conhecimento e a apresentação do material, também estão apresentadas uma proposta de quantidade de aulas e uma sugestão de qual professor é o mais indicado para trabalhar o conteúdo.
Vídeos que apresentam um resumo de cada projeto, do início ao fim, possibilitando ao professor, conhecer previamente os trabalhos que serão realizados com os estudantes.