O principal objetivo da obra Travessias filosóficas: um olhar interdisciplinar para a formação no Novo Ensino Médio é oferecer ferramentas para o professor de Filosofia acompanhar as mudanças curriculares desta etapa de ensino, por meio de uma formação continuada e apoiada em uma sólida discussão sobre a Educação no país. Ao longo do livro, encontramos reflexões sobre o ensino de Filosofia no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a importância deste componente curricular na construção de estratégias metodológicas para a implementação do Novo Ensino Médio, e também conteúdos sobre a interdisciplinaridade, presente em diferentes etapas do processo de ensino e aprendizagem.
Destaques da obra
O material destaca o trabalho de teóricos e filósofos, como Alexandre Soares, e as três vertentes que ajudam o professor a entender o processo educativo.
A obra retoma também os trabalhos de Friedrich Nietzsche, Jean-Paul Sartre, Sócrates, Michel Foucault, Frantz Fanon e Achille Mbembe.
As propostas ajudam o professor de Filosofia a adotar estratégias didáticas que irão estimular os estudantes no desenvolvimento de seu protagonismo em sala de aula.