Volume único
Autores: Bruno Fischer, Daniela Leonardi Libâneo e Roberta Jorge Luz
A obra A poética do corpo em movimento apoia o professor na reflexão sobre o desenvolvimento da Arte do movimento, no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, instiga o docente a olhar a Dança na perspectiva das juventudes, dos territórios e do currículo escolar, sempre a partir de uma abordagem interdisciplinar. Na obra, as seis dimensões do conhecimento em Arte são articuladas: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão. Trabalhos de importantes especialistas da área oferecem a possibilidade para o professor refletir sobre como o movimento acontece, inclusive em seu próprio corpo. Essa percepção é um convite não só para pensar a prática docente, mas também olhar a própria história, suas escolhas e interesses.
Destaques da obra
O ensino da Dança na escola é abordado com base em políticas públicas, considerando as competências gerais para a Educação Básica e as competências específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias.
O material enfatiza como o ensino da linguagem da Dança, em sala de aula, é uma maneira de partilhar saberes, práticas, repertórios, experiências e pensamentos.
O professor é convidado a refletir sobre sua prática docente, sempre partindo de um olhar sobre as juventudes e as identidades que constituem as salas de aula.