Volume único
Autores: Solange H. A. Ali Fernandes, Luis Fernando Pacheco Pereira, Roberta Caetano Fleira e Douglas M. Dantas
Na obra Novas trajetórias de formação, os professores são mediadores do desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes. Isso acontece por meio de exemplos práticos do cotidiano e de vivências que ofereçam uma formação humana integral e que promovam a autonomia, o protagonismo juvenil e a responsabilidade. Para refletir sobre projeto de vida, a obra tem como referência o relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, publicado pela Unesco. Além disso, também aborda a importância, como docente, de desenvolver habilidades socioemocionais e, assim, promover um trabalho pedagógico que incentive essas mesmas habilidades nos estudantes.
Destaques da obra
A obra detalha a proposta da BNCC para a estrutura do Novo Ensino Médio, com destaque para a área de Matemática e suas Tecnologias, oferecendo caminhos para o professor aplicar essa proposta em suas práticas escolares.
Os conceitos de inter, multi e transdisciplinaridade são destacados e a obra traz algumas maneiras de ensinar relacionando disciplinas.
São abordadas características do instrumento avaliativo para mensurar as competências dos estudantes, por meio da Taxonomia de Bloom do domínio cognitivo