Volume único
Autoras: Sonia M. Vanzella Castellar e Carolina Busch Pereira
Grandes transformações sociais e tecnológicas atingem não apenas o ensino de Geografia, mas todo o processo de ensino e aprendizagem no Brasil, por isso, é fundamental que o papel do professor seja renovado. E, para renovar, é importante refletir sobre a prática docente. É com esse objetivo que surge a obra Entre lugares e territórios, buscando criar oportunidades para que o professor possa aperfeiçoar seu trabalho, considerando o contexto do Novo Ensino Médio, e estimulando os estudantes a construir o raciocínio geográfico. Para isso, a obra mobiliza diferentes referenciais teóricos e metodológicos. Entre eles estão as contribuições do geógrafo Milton Santos, do psicólogo sociocognitivo John Hurley Flavell e de autores como Philippe Meirieu, Michel Young, François Dubet e Charles Hadji.
Destaques da obra
O material propõe diferentes estratégias para o desenvolvimento do raciocínio geográfico dos estudantes, como, por exemplo, a compreensão da pirâmide do conhecimento geográfico, analisando a pandemia da Covid-19.
A obra traz propostas de práticas pedagógicas, baseadas em metodologias ativas, que ajudam professores e estudantes a compreender as configurações territoriais produzidas nas interações entre natureza e sociedade.