>
>
CONHEÇA A OBRA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

CONHEÇA A OBRA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

As obras de formação continuada para professores e para gestores fazem parte do processo de escolha do Objeto 3 do PNLD. O material para os docentes é dividido por área do conhecimento.  

Vamos conhecer as obras disponíveis de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 

A coleção é dividida por componentes curriculares: cada obra é composta de um livro impresso em volume único e conta com um videotutorial que apoia o conteúdo, trazendo os objetivos da obra, justificativas, abordagem teórico-metodológica e conceitos da BNCC. 

CONHEÇA AS OBRAS: 

 

Tempo,-sociedade-e-cultura

CÓDIGO DA OBRA: 0324P21043

História 

TEMPO, SOCIEDADE E CULTURA: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR  

Autores: Alberto Luiz Schneider, Denise Mendes e Márcia Juliana Santos   
Volume único 

O material traz um intenso diálogo entre as ideias dos mais importantes teóricos da Educação. 

A obra tem como principal objetivo debater e expor ideias sobre a Educação pública no Brasil, o ensino de História e também as práticas pedagógicas relacionadas ao Ensino Médio.  

São diversas análises e reflexões sobre tempo e espaço, território, fronteira, cultura, sociedade, identidade, ética, trabalho, cidadania e política, envolvendo autores de diferentes perspectivas teóricas e campos do conhecimento. 

Entre-lugares-e-territorios

CÓDIGO DA OBRA: 0323P21053

Geografia 

ENTRE LUGARES E TERRITÓRIOS     

Autoras: Sonia M. Vanzella Castellar e Carolina Busch Pereira     
Volume único 

Busca criar oportunidades para que o professor possa aperfeiçoar seu trabalho, estimulando os estudantes a construir o raciocínio geográfico. 

Grandes transformações sociais e tecnológicas atingem não apenas o ensino de Geografia, mas todo o processo de ensino e aprendizagem no Brasil.   

A obra mobiliza diferentes referenciais teóricos e metodológicos. Entre eles, estão as contribuições do geógrafo Milton Santos, do psicólogo sociocognitivo John Hurley Flavell e de autores como Philippe Meirieu, Michel Young, François Dubet e Charles Hadji. 

Travessias-filosoficas

CÓDIGO DA OBRA: 0321P21153

Filosofia

TRAVESSIAS FILOSÓFICAS: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR PARA A FORMAÇÃO NO NOVO ENSINO MÉDIO     

Autora: Luciene Torino       
Volume único 

Oferece ferramentas para o professor de Filosofia acompanhar as mudanças curriculares desta etapa de ensino. 

Ao longo do livro, encontramos reflexões sobre o ensino de Filosofia no contexto da BNCC, a importância desse componente curricular na construção de estratégias metodológicas para a implementação do Novo Ensino Médio, e também conteúdos sobre a interdisciplinaridade, presente em diferentes etapas do processo de ensino e aprendizagem. 

Conexoes-ensinno-e-aprendizagens

CÓDIGO DA OBRA: 0330P21143

Sociologia

CONEXÕES: ENSINO E APRENDIZAGEM

Autora: Marcia Oliveira       
Volume único 

Prepara o professor para que atue com autonomia no planejamento de práticas interdisciplinares, na elaboração de instrumentos avaliativos e na condução de sua prática diária. 

A obra utiliza metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas e a sala de aula invertida, que dialogam com as culturas juvenis.   

Propostas de atividades e vivências também apoiam o docente na reflexão sobre os aspectos socioemocionais e interdisciplinares envolvidos no processo educativo e o ajudam a trilhar o caminho do autoconhecimento a partir de questionamentos sobre seu projeto de vida. 

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Pular para o conteúdo