As obras de formação continuada para professores e para gestores fazem parte do processo de escolha do Objeto 3 do PNLD. O material para os docentes é dividido por área do conhecimento.
Vamos conhecer as obras disponíveis de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas?
A coleção é dividida por componentes curriculares: cada obra é composta de um livro impresso em volume único e conta com um videotutorialque apoia o conteúdo, trazendo os objetivos da obra, justificativas, abordagem teórico-metodológica e conceitos da BNCC.
CONHEÇA AS OBRAS:
CÓDIGO DA OBRA: 0324P21043
História
TEMPO, SOCIEDADE E CULTURA: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR
Autores: Alberto Luiz Schneider, Denise Mendes e Márcia Juliana Santos
Volume único
O material traz um intenso diálogo entre as ideias dos mais importantes teóricos da Educação.
A obra tem como principal objetivo debater e expor ideias sobre a Educação pública no Brasil, o ensino de História e também as práticas pedagógicas relacionadas ao Ensino Médio.
São diversas análises e reflexões sobre tempo e espaço, território, fronteira, cultura, sociedade, identidade, ética, trabalho, cidadania e política, envolvendo autores de diferentes perspectivas teóricas e campos do conhecimento.
Autoras: Sonia M. Vanzella Castellar e Carolina Busch Pereira
Volume único
Buscacriaroportunidades para que o professor possaaperfeiçoarseutrabalho, estimulandoosestudantes a construir o raciocíniogeográfico.
Grandes transformações sociais e tecnológicas atingem não apenas o ensino de Geografia, mas todo o processo de ensino e aprendizagem no Brasil.
A obra mobiliza diferentes referenciais teóricos e metodológicos. Entre eles, estão as contribuições do geógrafo Milton Santos, do psicólogo sociocognitivo John Hurley Flavell e de autores como Philippe Meirieu, Michel Young, François Dubet e Charles Hadji.
TRAVESSIAS FILOSÓFICAS: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR PARA A FORMAÇÃO NO NOVO ENSINO MÉDIO
Autora: Luciene Torino
Volume único
Oferece ferramentas para o professor de Filosofiaacompanhar as mudançascurricularesdestaetapa de ensino.
Ao longo do livro, encontramos reflexões sobre o ensino de Filosofia no contexto da BNCC, a importância desse componente curricular na construção de estratégias metodológicas para a implementação do Novo Ensino Médio, e também conteúdos sobre a interdisciplinaridade, presente em diferentes etapas do processo de ensino e aprendizagem.
Prepara o professor para que atue com autonomia no planejamento de práticasinterdisciplinares, naelaboração de instrumentosavaliativos e nacondução de suapráticadiária.
A obra utiliza metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas e a sala de aula invertida, que dialogam com as culturas juvenis.
Propostas de atividades e vivências também apoiam o docente na reflexão sobre os aspectos socioemocionais e interdisciplinares envolvidos no processo educativo e o ajudam a trilhar o caminho do autoconhecimento a partir de questionamentos sobre seu projeto de vida.