As obras de formação continuada para professores e para gestores fazem parte do processo de escolha do Objeto 3 do PNLD. O material para os docentes é dividido por área do conhecimento.
Vamos conhecer as obras disponíveis de Ciências da Natureza e suas Tecnologias?
A coleção é dividida por componentes curriculares: cada obra é composta de um livro impresso em volume únicoe conta com um videotutorialque apoia o conteúdo, trazendo os objetivos da obra, justificativas, abordagem teórico-metodológica e conceitos da BNCC.
CONHEÇA AS OBRA:
CÓDIGO DA OBRA: 0318P21113
Biologia
UM OLHAR PARA A TRANSFORMAÇÃO
Autora: Débora Cristina Cestaro
Volume único
Leituras e vivênciascontribuem com o processo de implementação do Novo Ensino Médio, trabalhandoconceitos e práticas.
É uma obra que apoia o professor em seu posicionamento como mediador capaz de promover o ensino interdisciplinar e o desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais de forma ativa e significativa.
O material favorece o desenvolvimento de competências e habilidades e incentiva a implementação de metodologias ativas, sem deixar de fora aspectos positivos das metodologias tradicionais.
Elaboradoras de original: Gabriela Camargo Campos, Paula Feijó de Medeiros, Suely Midori Aoki
Volume único
Por meio de vivências e atividades, o material oferecerecursos e informaçõesessenciais para o aprimoramento do professor.
A obra auxilia o professor a encarar os desafios impostos pelo Novo Ensino Médio, abordando o autoconhecimento, a problematização do ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e o estabelecimento de novas estratégias metodológicas e pedagógicas.
A obra tem sua abordagem teórico-metodológica pautada em teóricos como Madalena Weffort, Philippe Perrenoud, Moacir Gadotti, Paulo Freire, André Chervel, Cipriano Luckesi e José Carlos Libâneo.
Autoras: Carla Alves Lara e Marciana Almendro David
Volume único
O material propõeatividades de experimentação que trazem Temas ContemporâneosTransversaissugeridosna BNCC, como Economia, Saúde e Multiculturalismo.
Criada para acompanhar o professor na implementação do Novo Ensino Médio, apresentando estratégias metodológicas que potencializam a aprendizagem de Química e oferecendo possibilidades de abordagem que estimulam o protagonismo dos estudantes.
A obra explora também os conceitos de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade, com ênfase na Química.