No Objeto 3 do PNLD Ensino Médio o processo de escolha dos materiais corresponde às obras de formação continuadapara professores e para gestores.
As obras destinadas para professores são separadas por coleções por áreas de conhecimento. Agora, vamos conhecer as obras de Linguagens e suas Tecnologias.
A coleção é dividida em componentes curriculares e organizada em livros impressos em volumes únicos: Educação Física, Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.
Cada obra conta com um videotutorialque apoia o conteúdo do material impresso, trazendo os objetivos da obra, justificativas, abordagem teórico-metodológica e conceitos da BNCC.
CONHEÇA AS OBRA:
CÓDIGO DA OBRA: 0320P21163
Educação Física
MOVIMENTO, CULTURA E VIDA
Autores: Luis H. M. Vasquinho e Ricardo Yoshio Silveira Ribeiro
Volume único
Oferece ferramentas ao professor para suaadaptaçãoaoprocesso de ensino e aprendizagempormeio de competências.
A obra traz reflexões sobre a Educação Física com sugestões de atividades e vivências que ajudam o professor a refletir sobre os aspectos envolvidos no processo educativo.
A abordagem e o referencial teórico ampliam a compreensão sobre os temas, e destaca-se a relação da disciplina com a área de Linguagens e suas Tecnologias, além de outros componentes, como Geografia, Matemática e Biologia.
O material foiproduzido com base nosconceitos da BNCC, com destaque para as seis dimensões do conhecimentocaracterísticas da experiênciaartística.
A obra trabalha conceitos e práticas resultantes de experiências e reflexões realizadas em salas de aulas do Ensino Médio, abrangendo diversas dimensões da linguagem musical, seus aspectos conceituais, propostas de atividades e vivências, conexões interdisciplinares e avaliação pedagógica.
Autores: Marcia C. Polacchini de Oliveira e Pascoal Ferrari
Volume único
Aobraapoia o trabalho com osprofessores, para que elesenfrentem com autonomia e protagonismoosdesafiosindividuais e sociais do mundoatual.
Orienta a prática em sala de aula por meio de procedimentos, reflexões e relações interdisciplinares com a área de Linguagens e suas Tecnologias.
O material analisa a trajetória histórica do Teatro, por meio de autores fundamentais, como André Antoine e Constantin Stanislavski, além de apresentar estratégias de avaliação: diagnóstica, formativa, promotora e autoavaliação.
Autores: Bruno Fischer, Daniela Leonardi Libâneo e Roberta Jorge Luz
Volume único
Instiga o docenteaolhar a Dançanaperspectiva das juventudes, dos territórios e do currículo escolar.
A obra apoia o professor na reflexão sobre o desenvolvimento da Arte do movimento, no contexto da BNCC. As seis dimensões do conhecimento em Arte são articuladas: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão.
Trabalhos de importantes especialistas da área oferecem a possibilidade para o professor refletir sobre como o movimento acontece, inclusive em seu próprio corpo.
Com linguagemdireta e acolhedora, o material trazconceitos e práticas para que o professor possadesenvolverpropostas, valorizandoaEducação democrática.
A obra apresenta ao professor propostas metodológicas e ideias teóricas que apoiam suas ações pedagógicas alinhadas ao Novo Ensino Médio e às transformações da Arte e da Cultura Contemporânea.
Para isso, apresenta diversas formas de aprender e de ensinar Arte, sempre com leveza e em ritmo de conversa, integrando o universo das Artes Visuais à área de Linguagens e suas Tecnologias.