Multiversos Linguagens
Código da coleção: 0217P21201
Autores: Maria Tereza Rangel Arruda Campos, Lucas Sanches Oda, Inaê Coutinho de Carvalho e Rodolfo Gazzetta
A coleção Multiversos Linguagens busca auxiliar na formação do estudante, tornando-o um cidadão crítico e preparado para o mundo do trabalho. Por isso, nos seis volumes, foram apresentados temas que promovem discussões importantes para o exercício da cidadania, como: cidade, natureza, mundo do trabalho, mundo dos afetos, identidade e diversidade. Para refletir sobre essas questões, o estudante vai ler e produzir textos de diversos gêneros, orais e escritos, bem como fruir e se expressar em diferentes linguagens: visual, corporal, sonora e digital. Além disso, as atividades dos livros sugerem variados níveis de interação: com os colegas, com a comunidade escolar e com uma comunidade ampliada, para que ele possa refletir sobre como as trocas e as ações afetam diferentes locais e pessoas.
A coleção favorece uma educação plural, igualitária e diversificada, contribuindo para a formação de um cidadão capaz de atuar com responsabilidade.
A rica seleção de temas, gêneros textuais, manifestações artísticas e práticas corporais dialoga com as diferentes juventudes.
As atividades focam tanto o desenvolvimento intelectual do estudante quanto em seu crescimento social, emocional, físico e cultural.
A estrutura organizada facilita o trabalho dos professores da área de Linguagens e suas Tecnologias.
As seções possuem objetivos bem definidos. Essa estrutura possibilita uma organização das aulas e deixa claro aos professores o que devem propor em cada momento.
A coleção é acompanhada de uma coletânea de áudios que complementa o trabalho com música do componente de Arte.
A coleção é composta de 6 volumes autocontidos que podem ser trabalhados de forma flexível na escola, de acordo com seu projeto pedagógico .
Cada um dos 6 volumes é organizado em 3 sequências. Cada sequência possui 4 títulos temáticos que direcionam o trabalho dos componentes de Língua Portuguesa, Arte e Educação Física; sendo 2 temas de Língua Portuguesa, 1 tema de Arte e 1 tema de Educação Física.
Este volume aborda o espaço da cidade, analisando-a como um lugar em constante transformação, com diferentes saberes, poderes e características.
Este volume traz reflexões para o estudante sobre como o ser humano se relaciona com o trabalho e sobre quais são os conflitos e as oportunidades gerados por essa estrutura produtiva para a sociedade.
Neste volume, são estudados o papel da natureza na construção da identidade brasileira, a ação humana e sua interferência no ambiente, e a preservação da natureza.
O volume explora a diversidade das manifestações artísticas, culturais, linguísticas, esportivas e sociais no Brasil e no mundo, identificando nelas um patrimônio a ser reconhecido e valorizado.
Neste volume, o estudante é convidado a ampliar seu olhar sobre a sua própria identidade e a dos grupos em que está inserido, por meio de reflexões sobre as trocas na vida em sociedade.
O volume oferece um caminho para que o estudante seja levado a refletir sobre um conjunto de situações ou emoções que o afeta, representando um processo de autoconhecimento e de cuidado consigo e com o outro.
Seções em destaque
#paraexplorar apresenta textos de diferentes gêneros que dialogam com a leitura principal ou propostas que ampliam o tema por meio de atividades que reforçam o protagonismo do estudante.
Pensar e compartilhar propõe a análise, a compreensão e a interpretação de gêneros textuais, objetos artísticos e práticas corporais em estudos propostos nos temas dos componentes.
O Manual geral do livro de Língua Portuguesa apresenta a relação desse volume com a coleção de Linguagens. Eles estão alinhados para que o professor da disciplina se reconheça nos seis volumes de Linguagens e no volume único, por meio dos títulos das seções e das estratégias de ensino-aprendizagem. O volume único de Língua Portuguesa tem um trabalho específico com a disciplina, mas para um trabalho completo, é importante integrá-lo à coleção de Linguagens.