Prisma Ciências Humanas
Código da COLEÇÃO: 0215P21204
Autores: Angela Rama, Gislane Azevedo, Isabela Gorgatti, Leandro Calbente e Reinaldo Seriacopi
A coleção Prisma Ciências Humanas combina os principais tópicos das disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia, apoiando-se em um conjunto de temas importantes para a compreensão dos tempos atuais e atendendo a todas as competências e habilidades da BNCC para o Ensino Médio na área de Ciências Humanas. Por meio de textos, mapas, gráficos, tabelas, fotografias e outros documentos, o professor tem condições de trabalhar com seus estudantes a interpretação e a análise crítica da sua realidade. Com isso, espera-se que a obra auxilie o desenvolvimento de práticas que contribuam para o exercício da cidadania e da colaboração no aprendizado, em busca do bem-estar coletivo.
Não há uma ordem definida para a utilização dos volumes. Eles são independentes e podem ser trabalhados da maneira mais adequada para a sua escola.
Código: 0215P21204138
A obra é contemporânea de fato, pois trata de temas centrais, do passado e do presente, para a compreensão do mundo atual.
Com conteúdo acessível, dialoga com as linguagens juvenis, incorporando-as, sempre que possível, na própria obra.
Inovadora, traz para o livro didático as referências mais atuais em termos de metodologia e se coloca como aliada do professor.
Mesmo com uma proposta de ensino integrado, cada professor das quatro disciplinas da área de Ciências Humanas poderá se encontrar no trabalho com esta coleção (no Manual do professor, há sugestões de planejamento nas quais as disciplinas são destacadas).
A coleção é composta de 6 volumes autocontidos, que não precisam ser trabalhados em uma ordem específica, o professor tem flexibilidade para abordar os conteúdos.
Os volumes da coleção são compostos de quatro unidades e cada uma contém dois capítulos.
São estudadas as condições de trabalho, a conquista de direitos dos trabalhadores, a realidade do trabalho no Brasil hoje, o avanço das tecnologias e como elas impactaram a vida das pessoas.
Neste volume, são tratados conceitos relacionados aos problemas sociais da população, as diferentes manifestações de culturas juvenis e lutas por melhores condições de vida.
O volume aborda a transformação das sociedades contemporâneas, a busca de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva, a participação política e a forma como o governo se organiza ao longo do tempo.
O volume aborda o modo como nos relacionamos com a natureza, os problemas ambientais do mundo atual, a ação de diferentes atores (indivíduos, governos, indústrias etc.) em diferentes escalas (do local ao global).
Neste volume, são estudados os aspectos da realidade da população brasileira, em especial dos jovens, das mulheres, das populações afro-brasileiras e indígenas, os direitos da juventude e as raízes históricas da desigualdade no Brasil.
Volume dedicado aos estudos sobre o processo de globalização, a ordem mundial e suas transformações ao longo do tempo e as crises humanitárias, entre elas o crescimento do número de refugiados e a disseminação da pandemia global de Covid-19.
Seções em destaque
Na seção Nossa comunidade é proposto um projeto em grupo relacionado a uma temática abordada no volume e que mobiliza os estudantes a intervir na comunidade em que vivem.
Linguagens e leituras traz proposta de atividade que trabalha a leitura e a interpretação de textos, charges, fotografias, gráficos etc., por meio de questões.
Eu também posso apresenta exemplos de jovens que promoveram mudanças nas comunidades em que vivem e, por meio de atividades, trabalha as competências socioemocionais dos estudantes.
Investigação é uma seção que estimula os estudantes a refletir sobre a sua realidade de forma crítica e resolver problemas por meio de diferentes práticas de pesquisa e mobilizando sua criatividade.
De mãos dadas relaciona as temáticas estudadas à realidade dos estudantes, promovendo uma reflexão de forma crítica e discussões, geralmente, em grupos.
Meus argumentos explora a capacidade de análise, reflexão e argumentação dos estudantes a respeito da temática que está sendo abordada no texto principal.