Categoria II - 8º e 9º ANOS

As Cores da Escravidão

Código da obra: 0034 P24 03 02 000 000

Autora: Ieda de Oliveira

Temas: Sociedade, política e cidadania; Diálogos com a História e a Filosofia

Gênero: Romance

Ilustrador: Rogério Borges

O livro narra a história de Tonho, um menino que sonha com uma vida melhor. Tonho cresce ouvindo as narrativas fantásticas da avó. Sua história preferida é a do Gato de Botas, e ele está convencido de que é o Marquês de Marabá, destinado a enriquecer e a mudar sua condição social.

Destaques da obra:

A autora se baseou em um depoimento verídico para criar sua obra ficcional. Esse depoimento é uma carta-denúncia de trabalho escravo recolhida pela Comissão Pastoral da Terra, que é apresentada no início do livro e dá o tom da narrativa.

O livro pode ajudar o professor no trabalho com uma temática difícil: o trabalho escravo e, especialmente, o trabalho infantil no Brasil. E consegue fazê-lo com naturalidade, sem prejudicar a fruição literária, graças à qualidade do texto poético e envolvente de Ieda de Oliveira, que prende a atenção do leitor desde a primeira linha.

Apesar de toda a crueldade envolvida nos trabalhos escravo e infantil, As Cores da Escravidão não é um livro triste. Ao contrário: é uma história de esperança! A esperança está presente nos sonhos e histórias da avó, na amizade de João, na solidariedade do companheiro de trabalho.

Nas imagens de abertura de cada capítulo, o ilustrador desafia a curiosidade do leitor e o instiga a descobrir os próximos passos da história, antecipando — sem revelar completamente — o que será lido.

Assista ao vídeo da obra:

Veja também:

Degustação

Confira a degustação da obra

Conheça outras obras:

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Pular para o conteúdo