Categoria II - 8º e 9º ANOS

A Cor da Ternura

Código da obra: 0287 P24 03 02 000 000

Autora: Geni Guimarães

Temas: Encontros com a diferença; Sociedade, política e cidadania

Gênero: Romance

Ilustradora: Vanina Starkoff

Geni é uma menina de origem negra e pobre que percebe desde muito pequena o peso da cor e da condição social. Depois de muito estudo, Geni transpõe barreiras que pareciam insuperáveis, torna-se professora e consegue transmitir suas histórias de tolerância e respeito para que outras crianças, negras e brancas, possam conviver sem preconceito.

Destaques da obra:

A Cor da Ternura é um romance de traços autobiográficos, cujo enredo é inspirado na vida da própria autora.

Este livro pode facilitar para o professor o trabalho com a discriminação racial no Brasil. E consegue fazê-lo com naturalidade, sem prejudicar a fruição literária, graças à qualidade do texto de Geni Guimarães, que envolve e encanta leitores de todas as idades.

A narrativa prende a atenção do leitor do começo ao fim e o convida a se colocar no lugar da protagonista, a sentir empatia por Geni. É possível sentir toda a opressão que ela sofre por ser negra, mulher e pobre, o seu despertar e a descoberta de uma força imensa que vem de sua ancestralidade.

O texto estimula a imaginação do leitor, com o uso de figuras de linguagem e outros recursos. A narrativa é recheada de relatos líricos, que revelam a subjetividade do protagonista.

Assista ao vídeo da obra:

Veja também:

Degustação

Confira a degustação da obra

Conheça outras obras:

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Pular para o conteúdo