EDUCAÇÃO INFANTIL

Porta Aberta - Creche

Código da COLEÇÃO: 0025P22004

Autoras: Claudia Mendonça de Barros e Regina Nogueira Borella

A primeira infância é o período em que se estabelecem as bases para um desenvolvimento saudável, por isso são fundamentais experiências significativas e com real potencial de aprendizagem. Porta Aberta • Creche foi elaborada com orientações de práticas para o docente acompanhar a trajetória de crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, trazendo práticas educativas que valorizam o protagonismo do aluno e a atuação pedagógica do professor.

Confira a obra na íntegra

Assista ao vídeo da coleção

Destaques da coleção

Material agradável e colorido, organizado para ser uma leitura atrativa para o professor.

A coleção auxilia o professor para o trabalho com a Política Nacional de Alfabetização (PNA) e a BNCC.

Intencionalidade marcada nas propostas, auxiliando o trabalho do professor.

Tem como base um modelo de avaliação formativa que permite revisitar metas a cada itinerário.

Quadros programáticos, que trazem os principais conteúdos distribuídos ao longo do ano.

Composição da coleção

> MANUAL DO PROFESSOR IMPRESSO
– Creche I – Volume 1: bebês de zero a 1 ano e 6 meses
– Creche I – Volume 2: crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses
> MATERIAL DIGITAL PARA O PROFESSOR
> MATERIAL DIGITAL PARA O GESTOR

Estrutura da coleção - Manual do Professor

O Manual do Professor impresso é organizado em duas partes: parte introdutória e parte específica, que traz movimentos. Esses movimentos funcionam como unidades organizadoras e recebem este nome porque a origem da organização do pensamento da criança está nas ações.

A parte introdutória apresenta os fundamentos da coleção, documentos oficiais (PNA e BNCC), conceitos de literacia, numeracia e literacia familiar, desenvolvimento de bebês e crianças, avaliação formativa, semanário bimestral e quadros programáticos.

Práticas que podem ser adaptadas conforme a realidade da unidade educacional. No decorrer dos Itinerários, há o ícone .

Ele indica o uso de materiais para impressão, disponíveis no Material Digital para Professor.

Apresenta o tema e as aprendizagens propostas no itinerário, além de materiais necessários e estratégias de ensino para o professor conduzir as propostas.

Orientações em cada Itinerário sobre atividades que necessitam do apoio familiar e sugestões de práticas que envolvam a família no desenvolvimento da literacia familiar, como leitura/escuta, contação de histórias, pesquisa, expressão oral e gestual.

Sugestões para o professor variar ou ampliar as aprendizagens no Itinerário ou mesmo para adaptar alguma etapa conforme a necessidade do grupo.

Sugestões de avaliação ao final dos Itinerários. São apresentados os critérios de avaliação e como o professor pode observá-los durante as propostas dos itinerários.

Indicação de práticas que fazem parte do contidiano da Educação Infantil. São as atividades de rotina que podem ser adaptadas conforme a realidade do grupo escolar.

Material Digital para Professor

O Material Digital para Professor traz conteúdos em PDF e videotutoriais. Esses recursos enriquecem e complementam as propostas de trabalho do manual impresso, oferecendo ferramentas para o planejamento do professor e para o desenvolvimento de diferentes aprendizagens dos alunos.

O que pode ser visto neste material em PDF?

• Plano de desenvolvimento anual
• Materiais de literacia e numeracia para impressão

• Materiais lúdicos regionais e nacionais
• Materiais de avaliação formativa

O que trazem os Videotutoriais?

Os videotutoriais explicam mais sobre a estrutura e a utilização do manual impresso, trazendo também orientações para o trabalho com alguns de seus itinerários. Além disso, esses vídeos apresentam a estrutura e sequência de conteúdos de cada volume, trazem sugestões e orientações sobre as habilidades preparatórias para a alfabetização relativas à literacia e à numeracia, informações sobre a avaliação formativa e orientações sobre a literacia familiar.

Material Digital para Gestor

O Material Digital para Gestor tem como objetivo auxiliar o trabalho do gestor no desenvolvimento das habilidades preparatórias para a alfabetização relativas à literacia e à numeracia, além de orientá-lo sobre como realizar o acompanhamento das crianças contando com a parceria dos professores e coordenadores.

Os videotutoriais complementam o PDF, trazendo também orientações sobre a utilização deste material, abordando o papel do gestor na comunidade escolar e destacando tarefas e atribuições de sua rotina.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Skip to content