EDUCAÇÃO INFANTIL

Estação Criança - Pré-escola

Código da Coleção: 0027P22002

Volume único
Autores: Arnaldo Rodrigues, Júnia La Scala, Margaret Presser, Raoni La Scala, Sorel Silva

As crianças pequenas de 4 anos e 5 anos são bastante curiosas e querem compreender tudo o que veem, pegando, olhando de perto, experimentando. Por esse motivo, estão sempre perguntando: “Por quê?”. É nessa etapa que os estímulos recebidos podem beneficiar o desenvolvimento das várias competências, como a linguística, a espacial, a musical, a lógico‑matemática, entre outras. A coleção Estação Criança • Pré-escola foi especialmente preparada para auxiliar o desenvolvimento dessa criança curiosa e para apoiar o trabalho do professor em sala de aula, facilitando o planejamento das atividades.

Confira a obra na íntegra

Assista ao vídeo da obra

Destaques da coleção

PLANEJAMENTO DE AULAS

Há dois elementos que auxiliam o professor no planejamento das aulas: o Plano de aulas do Material do professor impresso e o Plano de desenvolvimento anual do Material digital para professor.

PLANEJAMENTO SEMANAL

No Plano de aulas, o professor vai encontrar uma sugestão de planejamento semanal para o desenvolvimento dos conteúdos do Livro do Estudante, mesclando o trabalho de literacia e numeracia.

Composição da coleção

A coleção Estação Criança • Pré-escola é composta por:

> LIVRO DO ESTUDANTE

Pré-escola II – Volume único: crianças pequenas de 4 e 5 anos

> MANUAL DO PROFESSOR IMPRESSO
Volume único
> MATERIAL DIGITAL PARA PROFESSOR
> MATERIAL DIGITAL PARA GESTOR

Estrutura da coleção - Livro do Estudante

O Livro do Estudante é organizado em duas partes:

Para crianças pequenas de 4 anos
Capítulos 1 a 4 trazem atividades de literacia, numeracia e mundo natural e social.
A coleção é justaposta: cada capítulo apresenta uma sequência de atividades de literacia e, em seguida, de numeracia.
Ao final de cada capítulo há a seção Glossário, que trabalha com palavras e seus significados. Ao final a seção Leitura traz sugestões de livros para os alunos.

Para crianças pequenas de 5 anos
Capítulos 5 a 8 trazem atividades de literacia, numeracia e mundo natural e social.
Ao final de cada capítulo há a seção Glossário, que trabalha com palavras e seus significados.
Ao final a seção Leitura traz sugestões de livros para os alunos.

Estrutura da coleção - Manual do Professor

O Manual do Professor é organizado em parte introdutória e parte específica conforme abaixo:
Apresenta os pressupostos que embasam a coleção, discorre sobre os documentos oficiais (BNCC e PNA), apresenta os conceitos de literacia, numeracia e literacia familiar e traz o Plano de aulas.

Traz a miniatura das páginas do Livro do Estudante acompanhadas de suas respectivas orientações. Ao final de cada capítulo, o Manual traz um quadro para apoiar o professor na Avaliação Formativa da turma.

Material Digital para Professor

O Material Digital para Professor traz conteúdos em PDF e videotutoriais. Esses recursos enriquecem e complementam as propostas de trabalho do manual impresso, oferecendo ferramentas para o planejamento do professor e para o desenvolvimento de diferentes aprendizagens dos alunos.

O que pode ser visto neste material em PDF?

• Plano de desenvolvimento anual
• Materiais de literacia e numeracia para impressão

• Materiais lúdicos regionais e nacionais
• Materiais de avaliação formativa

O que trazem os Videotutoriais?

Os videotutoriais estão organizados conforme a estrutura do material, mas podem ser assistidos em momentos que o professor considerar pertinentes para o trabalho e para o planejamento.

Apresentam a importância das brincadeiras e das interações; a obra e sua estrutura; a organização do espaço e plano de aulas; conceitos de literacia, numeracia e literacia familiar; o resgate da cultura popular; propostas de atividade e avaliação formativa na Educação Infantil.

Material Digital para Gestor

O material digital para gestor contempla todas as fases da Educação Infantil. Apresenta um PDF e 6 videotutoriais com orientações para envolver os alunos, as famílias, os professores e a comunidade escolar no processo pedagógico.

O material aborda os contextos envolvidos na Educação Infantil: papel do gestor; projeto político-pedagógico; preparação para a alfabetização sob o olhar do gestor; diversidade em sala de aula; educação inclusiva e literacia familiar.

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