Os Livros de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem da coleção Entrelaços – Língua Portuguesa têm como referências a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA), aliando conceitos e práticas que apoiam o professor no processo da alfabetização e sua consolidação. Com esse objetivo, os Livros de Práticas reúnem atividades, organizadas em progressão de complexidade, que visam a prática da escrita de letras, sílabas, palavras e frases e também a retomada e a avaliação dos conhecimentos dos estudantes. Além disso, os Livros de Práticas incentivam a parceria escola-família, podendo ser usados tanto na sala de aula quanto ser levados para casa, onde o estudante pode desenvolver as atividades com familiares ou responsáveis.

Autoras

Angélica Prado e Cristina Hülle

Composição

5 volumes

Código da coleção

0242 P23 02 01 010 010

Confira o livro do estudante

CÓDIGO: 0242 P23 02 01 010 010

ENTRELAÇOS - Língua Portuguesa - 1º ano

ENTRELAÇOS - Língua Portuguesa - 2º ano

ENTRELAÇOS - Língua Portuguesa - 3º ano

ENTRELAÇOS - Língua Portuguesa - 4º ano

ENTRELAÇOS - Língua Portuguesa - 5º ano

Confira o manual do professor na íntegra

CÓDIGO: 0242 P23 02 01 010 010

ENTRELAÇOS - Língua Portuguesa - 1º ano

ENTRELAÇOS - Língua Portuguesa - 2º ano

ENTRELAÇOS - Língua Portuguesa - 3º ano

ENTRELAÇOS - Língua Portuguesa - 4º ano

ENTRELAÇOS - Língua Portuguesa - 5º ano

A estruturação dos Livros de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem é feita em seções bem definidas, deixando bastante claro para o estudante o que faz parte da revisão, da prática e o que é avaliação.

A organização das unidades é realizada a partir de gêneros textuais. Os gêneros abordados são dos campos de atuação previstos pela BNCC: vida cotidiana, artístico-literário, práticas de estudo e pesquisa, vida pública e todos os campos de atuação social.

A apresentação das atividades nas unidades segue uma progressão fundamental para o processo de alfabetização.

Os Manuais de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem (disponíveis digitalmente em PDF) apresentam orientações didáticas para apoiar a prática pedagógica em sala de aula. Eles estão organizados em três partes: a primeira apresenta o plano de desenvolvimento, que relaciona os conteúdos e as aprendizagens desenvolvidas no material do estudante. A segunda parte informa as habilidades da BNCC desenvolvidas no Livro de Práticas e apresenta orientações que envolvem as aprendizagens relacionadas ao trabalho pedagógico com Língua Portuguesa. A terceira parte traz os planos de aulas, compostos de sequências didáticas, que inter-relacionam conteúdos do Livro de Práticas com outras intervenções que podem apoiar o planejamento do professor.

Para praticar

No primeiro e no segundo anos, a
seção traz pauta caligráfica para o
trabalho com as letras cursivas.

Para revisar

Seção que reúne as atividades de leitura, escrita de letras, frases ou textos.

Para avaliar

Atividades que propõem o desenvolvimento da prática vista na seção inicial. O resultado é um importante instrumento de avaliação de processo para o professor direcionar suas aulas e identificar possíveis dificuldades que os estudantes possam demonstrar.

Quer saber mais detalhes
sobre a escolha?

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Pular para o conteúdo