Categoria I - ANOS INICIAIS

Dia brinquedo

Código da obra: 0665 P23 03 01 000 000

Autoria: Fernando Paixão
Temas: O mundo natural e social; Diversão e aventura
Gênero: Poesia
Ilustrações: Yara Kono

Dia Brinquedo apresenta 23 poemas que trazem toda a ludicidade da infância, abordando temas que remetem ao mundo natural e social, à aventura, à criatividade e à imaginação, configurando-se um conjunto de textos com grande potencial de trabalho com os estudantes em fase de alfabetização. Os poemas apresentam brincadeiras típicas da leitura em voz alta, como os trava-línguas e as aliterações. Além dos jogos de palavras e da linguagem figurada presentes no texto, ilustrações coloridas e muito significativas exploram os espaços das páginas, fazendo referências de forma criativa e bem-humorada aos temas abordados nos versos. 

Destaques da obra:

Em alguns poemas, a disposição das palavras se relaciona ao significado delas e cria movimento, estimulando a leitura visual do texto.

O autor Fernando Paixão demonstra diferentes modos de fazer poesia, presenteando o leitor com uma rica variedade de formatos e métricas de poemas.

As ilustrações apresentam uma relação entre as palavras e as imagens, compondo de maneira complementar os sentidos dos versos nos poemas. Um exemplo é o poema “Dois trapezistas no ar”, cuja disposição de palavras na página remete aos movimentos de balanço e vaivém dos trapezistas.

Assista ao vídeo da obra:

Conheça outras obras:

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Pular para o conteúdo